Tuesday, September 13, 2011

O trabalho de um mangaká – Conclusão




Chegamosa conclusão, um mangaká está em seu auge nos se ele conseguiu ultrapassar os passos que eu falei aqui, mas um fato que não podemos é que por mais que um trabalho desses parece cheio de dificuldades, problemas, humilhação vinda de editores ou até de fãns e por mais que parece masoquismo ou sadismo, todos os mangakás dizem, é uma experiência interessante. Vários deles conheceram muitas pessoas com esse trabalho e conheceram muitas coisas também ao longo de suas pesquisas para o enrendo. Isso quer dizer que o trabalho vale a pena; e também esse trabalho é um dos mais duradouros se depender de seu sucesso, a aposentadoria não chega tão cedo pra um mangaká e muitos não querem parar.
Takehiko Inoue, criador de Slam Dunk, por mais que já tenha adquirido sucesso, não para de desenhar nunca.
Muitos até chegam a parar de trabalhar em suas séries principais mas continuam a desenhar mangás pequenos ou então já começam outras séries, entres esses gostaria de destacar Akira Toriyama, Dragon Ball, e Rumiko Takahashi, Ranman 1/2 e Inuyasha. Alguns podem até se distanciar um pouco dos mangás, mas acredite desenhar ainda pode ainda ser o ganha pão deles, sendo trabalhando como designer ou assistentes e entre outros. Parar de desenhar dificilmente.
b-Dragon-Quest-V-scree-4d0690f58085
Akira Toriyama e Kazuto Nakazawa, autor de Cowboy Bepop e Samurai Champlo, são exemplos que se distanciaram dos mangás um pouco, mas trabalham fora como designers de personagens. Akira em Dragon Quest, Chrono Trigger, Blue Dragon e etc… E Kazuto em Tales of Legendia.
Bom um fato que vou aqui deixar claro pra terminar essa coluna, eles não sofreram tudo isso apenas para ganhar dinheiro ou fama e entrar pra história dos mangás em uma revista famosa,não, se fosse isso não teriam nem passado da primeira parte. Todos chegaram ao topo pois tinham a paixão por desenhar e mangá, sabem bem as dificuldades e querem ultrapassa-lás e entendem uns aos outros. Um exemplo é que hoje Tite Kubo não teria lançando Bleach se não fosse por Akira Toriyama que o incentivou a lutar.Muitos treinaram e deram duro nos seus trabalhos, eles não são gênios porque nasceram gênios eles são o que são pelo o esforço que deram e amam o que fazem. Isso é o desejo, a paixão e o trabalho de um mangaká.

O Trabalho de um mangaká – O reconhecimento e a batalha


A estrada foi dura para vários mangakás no começo de suas carreiras, fazer um trabalho de 51 páginas não é fácil, enrendo, traços, pesquisas, material…Tudo foi feito com muito esforço e suor para que os  trabalhos desses batalhadores  seja aclamado e reconhecio e com boas críticas. Porém se você decide ser um mangaká saiba que o esforço e trabalho duro será quase que constante em toda a carreira, como eu disse a o trabalho de um mangaká é um mar de rosas com espinhos pontiagudos.

O amigo aí de cima não é nínguem mais que Yoshihiro Togashi, autor de Yu Yu Hakusho e Hunter X Hunter, mas eu coloquei ee ai por um motivo, você sabia que ele quase morreu durante a produção de Hunter X Hunter. Isso porque ele ficou com uma doença que se dá quando uma pessoa fica muito pressionada e trabalha demais. Isso ocorre pois as revistas japonesas pegam no pé mesmo desses autores com trabalho ótimos, muitos assistentes morreram por essa doença, entre eles  estavam os assistentes de Rurouni Kenshin e Bastard!!. Até mesmo ou autor Katsura Hoshini, autor de D. Gray.Man, vai ficar sem trabalhar por 5 semanas por causa dessa doença. Nem imagino como Toriyama sobreviveu e outros aí que continuam publicando mangás até hoje.
Kameari Police Station é um desses mangá que continua até hoje, hoje tem mais de 1600 capítulos e como a própria capa ai de cima diz seu ultimo volume foi o 163!
Pois é fazer um mangá  é coisa séria e sua saúde pode estar em riscos se seguir essa carreira, mas há mangakás que sabem se auto- controlar e trabalhar, um exemplo é Eiichiro Oda, e vivem muito bem batalhando no seu trabalho. Para quem leu Bakuman já deve saber o que é um editor, ele vai ser o cara que vai acompanhar e dar dicas sobre o trabalho do mangaká e de sua equipe, a principal função dele é sempre pegar o trabalho da semana do amngaká e aprová-lo para levar para a revista, eles são a principal causa do sofrimento dos autores, pois a pressão que eles fazem é bem grande até mesmo porque o emprego do editor depende do mangaká e vice-versa.
Porém o que vai acontecer com um mangaká, quais seram seus objetivos durante seu trabalho bom isso vou deixar para a próxima e última parte.

O Trabalho de um Mangaká- O ínicio e a aposta


Todos nós sabemos que caso você queira ser um mangaká você deve saber pelo menos desenhar alguma coisa que o público reconheça, por exemplo se for um ser humano você tem que desenhar um em que o público olhe e reconheça que é um indivíduo. Mas claro isso não quer dizer que o desenho deve ser realista, é favorável mas muitos dos casos é mais divertido ter um traço mais, digamos, “fantasioso” do que um realista, mas pouco importa pois ambos, realista e “fantasioso”, tem que ser bom e fácil de entender.

Um exemplo de traço "fantasioso" é o do próprio Akira Toriyama. Que apesar de ser cheio de defeitos na maioria das vezes é muito popular.
Certo, mas por quê esse começo falando do traço? Simplismente porque é primeiro passo de um mangaká, ou devo dizer de um apostador. Um apostador é aquele que tem o sonho de entrar para o mundo dos mangás e manda uma de suas ideías para um concurso de uma revista semanal, como a Jump ou a Shonen Magazine, e ai pode ser que seu trabalho entre. Mas se entrar você continua sendo um apostador a menos que seu trabalho seja reconhecido pelo público entre outros trabalhos de outros apostadores que também tiveram uma vaga, ai sim você se torna um profissional. Geralmente apostadores, ou até mesmo de amadores que deixam de ser apostadores mas estão abaixo de um nível de um profissional, tem seus trabalhos públicados em revistas secundárias, ou seja são um complemento a original. Por exemplo, a revista complamentar da Jump é a Jump Square.
As revistas complementares sempre tem trabalhos de apostadores ou amadores, só não deixam de ser públicadas por que a idéia é muito boa, mas não segue a idéia dos mangás que aparecem na original. Além de ter esse mangás tem também os especiais dos que aparecem na revista original, como foi o caso de Prince of Tennis.
As revistas complementares sempre tem trabalhos de apostadores ou amadores, só não deixam de ser públicadas por que a idéia é muito boa, mas não segue a idéia dos mangás que aparecem na original. Além de ter esse mangás tem também os especiais dos que aparecem na revista original, como foi o caso de Prince of Tennis.
Para um mangá de um apostador ser reconhecido é difícil, sempre há uma votação pelos leitores. E acredite no caso do público japônes, que é rígido, o seu mangá tem que ser uma coisa no mínimo ótimo. Muitos dos casos os principais mangás que irão ser dispensados  são aqueles que não possuem originalidade, possuem idéias muito parecidas com de outros mangás, mas aqueles que não possuem uma história interessante também recebem o mesmo destino: Rua.
cover13cover142
Os dois mangás que apresentei aqui nas Jump's da semana são mangás em fase de reconhecimento. Em qual eu votaria claro que seria Bellzebub.
Mas por quanto tempo um mangá fica por esse período de reconhecimento, acho que o mangá fica por 7 ou 10 semanas, se for reconhecido fica, se não bem que o apostador se cuide. Agora o que vai acontecer com o apostador quando o seu trabalho ganha a aprovação do público e da revista é história para a próxima parte.
 Já houve época em que meu ídolo Tite Kubo foi um apostador. Seu trabalho era Zombie Powder mas não fez muito sucesso e durou pouco .
Já houve época em que meu ídolo Tite Kubo foi um apostador. Seu trabalho era Zombie Powder mas não fez muito sucesso e durou pouco .

O trabalho de um Mangaká – Introdução


Quem gosta de mangá aqui? bem quem gosta já deve saber as histórias e desenhos que vemos quando nós pegamos um exemplar, um fato do mangá é que eles nos impressiona com suas ilustrações e seus enredos. Vemos aventuras, lutas, romances e entre outros nos pequenos quedros e tudo isso devemos ao autor. Mas já devem ter se perguntado várias coisas sobre a vida do autor, como, seu trabalho, rotina, local de trabalho, salário e sua vida na área. Eu pesquisei muito sobre esse trabalho e acredite é incrivel mas é um mar de rosas com espinhos longos e pontiagudos.
oda4
Você vê acima um Mangaká acima trabalhando em sua escrivaninha desenhando um esboço de um mangá, você pode ver que a mesa está lotada e bagunçada de papel e caneta e suas estantes apresentam desenhos de mangás, e livros de esboços. Quem você está vendo aí em cima é Eiichiro Oda, criador de One Piece, trabalhando em um dos seus escritórios de trabalho e provavelmente o menos bagunçado ou ele acabou de começar de trabalhar nele.


Akira Toriyama, criador de Dr. Slump e Dragon Ball, atual desingner de personagens e autor de mangás menores.
Eu vou explicar em alguns posts, o trabalho de um mangaká e sua vida, de uma forma geral, e toda sua trajetória, desde a aposta do seu trabalho até seu fracasso ou sucesso.Mas claro se você quiser conhecer mais sobre um mangáka, não vai ter que ler um texto enorme quase que toda semana. Nada melhor do que ter um mangá para falar sobre um trabalho de um mangaká:

A ilustração acima pertence ao mangá Bakuman, é nada mais um mangá metalínguistico, ou seja um mangá que fala sobre mangá. E isso entra o trabalho de um mangáka, mas não há outro aqui melhor pra fazer esse tipo de trabalho do que Tsugumi Ohba, criadora e escritora de Death Note e Bakuman, e Takeshi Obata, ilustrador de Hikaru no Go, Death Note e Bakuman. Ou seja profissionais ensinando seu trabalho através de seu trabalho. Além de ser mangá de uma certa revista em que as iniciais são S e J, o humor e o enrendo não deixam de existir e não tem como você se identificar como um dos personagens, como foi meu caso que não vou contar com qual foi.
Bom, clique aqui para baixar o primeiro capítulo de Bakuman, caso queira ver outros capítulos entre no StrawHatScans, que além de trabalhar com outros mangás, eles fazem um ótimo trabalho. Espero que leiam o mangá ou os posts que farei sobre o trabalho de um autor de mangá.
Fonte:

No comments: