Thursday, September 22, 2011


Mona Lisa, pelos padrões de beleza japoneses

Misteriosa. Enigmática. A Mona Lisa já foi chamada de muitas coisas, mas "gatinha" não é exatamente uma das mais recorrentes. O Japão tentou mudar isso. 
Um programa matutino japonês – pense "Anna Mariya Buraga" (ok, essa piada foi horrível) – exibiu um quadro com as novas tendências das máquinas de adesivos do país. São como cabines fotográficas, só que as fotos tiradas podem ser retocadas e enfeitadas (manual ou automaticamente) antes de serem impressas na forma de adesivos. Elas foram originalmentedesenvolvidas pela Atlus com a ajuda da Sega (duas empresas  de games) em 1996 e fizeram muito sucesso entre as meninas japonesas.
Corta para 2010. A Atlus pode ter saído do negócio, mas a indústria das máquinas de adesivos continua evoluindo e se modificando. Uma das novidades é um software que melhora a pele e aumenta os olhos. 
O padrão de beleza entre as meninas brasileiras pode ser bizarro e mutante, mas, no Japão, uma coisa é constante: olhos grandes são considerados uma coisa muito bonita em meninas. A cantoraAyumi Hamasaki, por exemplo, é constantemente elogiada por causa dos seus olhos grandes.
Mas o que é bonito nas minas provavelmente não funciona nos manos. Quando a foto-adesivo retocada deste cara foi mostrada para garotas nas ruas, a reação geral não foi boa. A maior parte das meninas acha que caras com olhos muito grandes não são bonitos. 
Mas e a Mona Lisa?
Foi feita uma foto-adesivo baseada em uma fotografia da Mona Lisa original. Veja como elas se comparam. O consenso entre as jovens japonesas foi que a famosa moça ficou bem atraente. 
Como aponta o site Japan Probe (e isso é algo com o qual eu concordo inteiramente), a coisa de achar bonito pele bem branca e olhos grandes não é um exemplo das japonesas querendo "parecer caucasianas". Ou se ocidentalizar. A pele branca sempre foi, tradicionalmente, um símbolo de beleza feminina na Japão, mesmo antes do país ter contato com os ocidentais. E olhos grandes fazem o rosto parecer menor. Isso é algo considerado bonito tanto para homens quanto para mulheres. Ter rostos grandes, como os que nós chamamos no Brasil de "cara de bolacha", é considerado feio no Japão. [Japan Probe]

Fonte:

No comments: