Tuesday, September 13, 2011

Joe Bennett ministra oficinas de História em Quadrinhos



Eliseu Dias/Ag. Pará

Joe Bennett mostra ao público jovem as várias etapas da criação de histórias em quadrinhos
    As histórias em quadrinhos, que atraem mundialmente milhares de pessoas, não poderiam ficar de fora da XV Feira Pan-Amazônica do Livro. Até a próxima sexta-feira (09), o quadrinista paraense Joe Bennett, que atualmente trabalha em umas das maiores empresas de histórias em quadrinhos do planeta, a DC Comics, editora de super-heróis como Batman e Superman, ensina um pouco da sua arte para crianças e jovens, das 15 às 18h, em um dos estandes da feira.  
    Joe, que participa do evento pela primeira vez, ensina cerca de 30 jovens por dia. “É sempre muito bom ensinar. Fazemos um apanhado rápido, mais geral sobre as noções de desenho, por causa do tempo”, explica Bennett. Segundo ele, objetivo é despertar o desenhista que existe em cada jovem. “Já observei uns seis com talento. Isso não quer dizer que eles vão seguir a profissão, mas quem sabe não serão futuros desenhistas ou arquitetos, por exemplo?”, ressalta.
    O quadrinista começou a carreira há 26 anos, quando aos 17 anos enviou um desenho para uma editora, em São Paulo. O reconhecimento nacional e internacional veio em 1994. Naquele ano, foi contratado pela Marvel Comics, detentora de heróis como Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro e Capitão América, e da saga dos mutantes X-Men. “Infelizmente, aqui em Belém não existe área para esse trabalho, então tive que começar por São Paulo”, recorda Bennett.
    Apesar do trabalho de projeção internacional, Joe vive e trabalha no Pará. “Moro na Cidade Nova (bairro de Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém), mas muita gente pensa que moro fora do país. Faço meus desenhos e encaminho por e-mail. Antes, mandava por correspondência. Às vezes, ainda mando”, conta o quadrinista, que já desenhou HQs do Batman, Homem Aranha, Thor e Hulk, entre outros personagens consagrados.
    Na sexta-feira, às 19h, uma revista com desenhos de Joe será lançada na feira. Após o evento, no próximo dia 17, Joe promoverá um curso de desenho para histórias em quadrinhos, com Faábio Jansen. O curso será dividido em dois módulos: básico e avançado. As inscrições podem ser feitas pelo http://www.pontozero.net.br/
    Amanda Engelke - Secom 

    Fonte:

    No comments: