Thursday, September 29, 2011

Aprendendo a escrever e desenhar




1
Gino Netto · Rio de Janeiro, RJ
22/5/2007 · 167 · 6
Na onda dos blogs, o maior desejo de quem escreve um é ver seu trabalho reconhecido por um publico fiel e numeroso. Até que esse momento chegue é preciso muita força de vontade, paciência, perseverança e principalmente aprender a escrever. Escrever corretamente!

O domínio da escrita e emprego correto das palavras do nosso idioma não é para qualquer um. Mas não precisa ser o professor Pasquale para ter o mínimo de boa vontade para evitar atrocidades, cometidas quase que naturalmente em algumas publicações que vemos em blogs.

Não estou falando sobre abreviações utilizadas na digitação de palavras em MSN ou chat. É sobre escrita errada mesmo. O que me faz pensar que a Internet dissemina uma nova doença chamada preguiça digital.

Reconheço que também tenho pouca afinidade com a língua e que provavelmente em algum de meus textos eu cometi deslizes ortográficos. Como sei que nem nem de longe sou indicado para escrever um artigo sobre escrita correta, quero apenas compartilhar algumas dicas que procuro utilizar para produzir textos com o mínimo de erros e preferencialmente sem nenhum.

Para escrever melhor é primordial a leitura. Quanto mais leitura, mais se conhece novas palavras e seus empregos adequados. A leitura abre a mente e aumenta o vocabulário.
Leia com mais freqüência livros, revistas, jornais e cada vez menos Orkut.

Se existe uma dúvida sobre a grafia de uma palavra ou seu significado, é importante recorrer ao dicionário. Ainda que não tenha um dicionário impresso em casa, será muito fácil utilizar algum on-line e instalar um em seu computador.

A utilização de um editor profissional, ajuda a minimizar ou mesmo impedir erros comuns. O Word, que não faz milagres, ajuda na correção de palavras digitadas incorretamente além de fornecer um dicionário de sinônimos que auxilia na substituição delas.

Às vezes encontramos textos em blogs que evidenciam erros de digitação e não de português. Simplesmente o autor não revisou o texto antes da publicação. Revisar é necessário sempre. É na revisão que encontramos os erros e melhoramos o formato das idéias.

Por falar em idéias, o uso correto da pontuação é fundamental para transmitir seus pensamentos sem enganos ou dúvidas na interpretação do texto. Para ajudar a não perder o rumo e facilitar a leitura, procure dividir as idéias em parágrafos.

Quem deseja ter um blog reconhecido por um público que valha a pena, precisa se esforçar para não cometer erros comuns. Qualquer texto perde o apreço quando cheio de erros.

Por uma Internet com menos erros, dê sua sugestão sobre como melhorar a escrita. Utilize os comentários.
Fonte:

No comments: