Sunday, September 25, 2011

APRENDA A DESENHAR CRIANÇAS PASSO A PASSO










                                                 

                                          Bom dia amigo(a)s

           É com um enorme prazer que venho através desse blog trazer a vocês informações preciosas de como desenhar crianças usando lápis grafite. Todas as técnicas e métodos utilizados para a execução de um desenho os quais nos últimos anos através dos meus estudos e experiências venho desenvolvendo-os.
           Vou procurar através de informações directas e claras passar esses conhecimentos a vocês, conhecimentos esses que já venho apresentando na net a um bom tempo através dos meus blogs e sites que apresentam aulas especificas para cada técnica.
            Para começar o desenho você deve ter conhecimento relativos a algumas técnicas de como preparar o esboço principal, esboço esse que deverá ter o máximo de qualidade possível já que o mesmo será a base principal para a aplicação das sombras e luzes e dará expressividade ao retrato e consequentemente a semelhança com o modelo.










       
 Técnicas principais e mais conhecidas:
                       
QUADRADINHOS.

            Quem não se recorda no seu período escolar nas aulas de desenho explicações e experiências relativas a essa técnica? Você deverá apanhar a fotografia que deseja desenhar, no caso o da criança, amplia-la através de uma fotocopia em papel A3 e depois com uma régua marcar cada centímetro da mesma no sentido horizontal e vertical procurando posteriormente juntar esses pontos criando consequentemente vários quadradinhos de 1 centímetro quadrado sobre toda a fotografia ampliada.



          Depois efectuar o mesmo processo na folha a qual irá efetuar o desenho usando as mesmas medidas de 1 centímetro quadrado. Depois de efectuado os traços você deverá preencher cada quadradinho copiando exactamente as medidas e traços que se encontram na fotografia.

  PROJECTOR DE IMAGENS

           Técnica também muito usual no meio artístico utilizada pelas pessoas que não possuem a capacidade de desenhar copiando directamente olhando para fotografia, ou querem ganhar mais tempo na execução do desenho preparando de forma mais rápida o esboço inicial. Existe no mercado muitos projectores de imagem do qual você só basta colocar a fotografia e projeta-la sobre a folha que deseja desenhar copiando simplesmente a fotografia.


  PANTOGRAFO

           Instrumento normalmente usado pelos arquitectos e projetista que consiste em uma armaçaõ de madeira comummente chamada de "Aranha" a qual possui em uma das pontas um lápis indicador do qual você devera copiar a foto e na outra ponta um lápis grafite que vai executando os mesmos movimentos só que de forma ampliada.


  PAPEL QUÍMICO 

          Técnica muito conhecida para se copiar desenhos tendo apenas como inconveniente as marcas vincadas e destacadas do papel químico o qual criará um efeito desagradável sobre o desenho embora já seja possível encontrar no mercado material que possibilita atenuar as linhas usando uma borracha. Obs: No meu blog oficial revelo outras técnicas bem mais praticas e eficientes para a execução da base para o desenho, visite e se surpreenderá com a quantidade de informação.

  INICIAR O DESENHO

          Depois de pronto o esboço inicial começamos a 1º fase do desenho pelo olho esquerdo segurando o lápis pela ponta para que os traços sejam o mais suaves possíveis.



           Depois dirija-se para o olho direito e execute o mesmo procedimento sempre de forma suave e sem variar na tonalidade, todo o esboço deve possuir o mesmo valor tonal, evite escurecer determinadas áreas.



           Depois desça para o nariz dando sempre atenção as formas arredondadas e delicadas do nariz.


   
           Os cabelo devem serem feitos através de risco directos e decididos sempre com suavidade.



           Agora com o uso de um esfuminho vamos espalhar todo o grafite. foto  Note o efeito final depois de utilizado o esfuminho.



           Depois de espalhar o grafite usando o esfuminho partimos para o uso do lenço de papel o qual dará um efeito mais aveludado e uniforme ao desenho.



           Agora partimos para a 2º fase que consiste na aplicação das sombras e traços mais escuros e vincados para dar profundidade e volume ao desenho.







          Finalmente finalizado o desenho.
          Foi necessário 1:30 min. para a conclusão, espero que vocês tenham gostado da experiência e que continuem procurando desenvolver e despertar o talento que existe em vocês e colaborar com a divulgação do blog publicando na sua pagina do facebook ou em outra rede social qualquer, para que outras pessoas possam ter acesso as informações gratuitas e claras que forneço e que possam ser incentivadas e apoiadas para quem sabe vir a torna-se um artista famoso e realizado. Obrigado pela atenção de todos e que Deus estejam consigo.


DIVULGUE. OBRIGADO.

Share



                Um abraço.


                                                               Anildo Motta





No comments: