Tuesday, August 2, 2011

Roteiro pedagógico do gibi da Turminha do MPF é lançado em escola no DF


Turminha do MPF participou da programação da Semana de Educação para a Vida
Veja as fotos da Turminha do MPF na Escola Classe 01 do Paranoá

Os alunos da Escola Classe nº 1 do Paranoá, Região Administrativa do Distrito Federal, conheceram nesta quinta-feira, 12 de maio, os personagens da Turminha do MPF. Como parte da Semana de Educação para a Vida, criada pela Lei 11.988/2009, os personagens foram à escola para falar um pouco da atuação do Ministério Público Federal (MPF) e lançar uma nova publicação, um roteiro pedagógico voltado para professores para trabalhar o gibi da Turminha em sala de aula.

Alunos

Na chegada à escola, cada um dos personagens foi apresentado aos alunos, que em seguida assistiram aos vídeos da Turminha, que tratam de acessibilidade, meio ambiente e direitos do consumidor. Depois, ouviram a palestra do chefe da Programação Cultural do Memorial do MPF, Manoel Lima Santana . Ele explicou aos alunos a história do MPF e sobre qual é o papel de um subprocurador-geral da República.

No final da apresentação, os alunos mostraram o que aprenderam com a visita da Turminha. Divididos em grupos, fizeram desenhos representando os direitos que o Ministério Público defende e completaram frases que falavam da atuação do MPF. Cada um dos alunos ganhou um exemplar do gibi da Turminha do MPF, e os professores receberam o roteiro pedagógico com orientações sobre o uso da história em quadrinhosem sala de aula.
 
Apresentação da Turminha

Roteiro - O gibi da Turminha foi lançado em outubro de 2010 com o objetitivo de permitir a transmissão de conceitos densos de forma leve e divertida. A primeira edição da revista contém quatro aventuras dos personagens da Turminha que servem de contexto para abordar temas da atuação do MPF em linguagem simples e didática, de forma a auxiliar na formação cidadã de crianças e adolescentes.

Com o lançamento do gibi, percebeu-se a necessidade de um material complementar, para auxiliar os professores com sugestões de como trabalhar, em sala de aula, os temas abordados na história em quadrinhos, como meio ambiente, acessibilidade, honestidade, entre outros. Surgiu, então, o roteiro pedagógico, com o objetivo de orientar pais e professores sobre como integrar os temas da história em quadrinhos da Turminha ao conteúdo programático da escola.
 
Participando da atividade

O roteiro contém diversas atividades, texto de apoio ao professor e texto de apoio ao aluno. Sua abordagem está focada em aspectos da cidadania e em direitos protegidos pelo MPF. O roteiro serve de sugestão de como trabalhar os temas abordados no gibi, sem a intenção de esgotar o assunto, mas estimular o debate sobre questões importantes para a sociedade e relacionadas com a atuaçao do MPF. A intenção é desenvolver a formação cidadã e o senso crítico das crianças, além de ajudá-las a entender o atuação do Ministério Público Federal.

Distribuição – Todo o material sobre a Turminha do MPF é protegido por direitos autorais e não pode ser comercializado. Tanto o gibi da Turminha do MPF como o seu roteiro pedagógico podem ser reproduzidos gratuitamente, por meio da internet, no site www.turminha.mpf.gov.br. Se a escola preferir, poderá enviar um e-mail para turminha@mpf.gov.br ou solicitar cópias do material por meio do telefone (61) 3105-6488.


Fonte:

No comments: