Saturday, August 6, 2011

O novo Homem-Aranha é negro e de origem latina




AFP
Divulgação 



A editora Marvel Comics lançou nesta quarta-feira um novo quadrinho estrelado pelo Homem-Aranha, que agora se chama Miles Morales e é um adolescente metade latino e metade afro-americano de Nova York.

"Conheça Miles Morales, um adolescente aparentemente comum de Nova York que logo descobrirá que, com um grande poder, vem uma grande responsabilidade e riscos ainda maiores", anuncia a Marvels Comic ao apresentar a nova versão do herói.

O novo Homem-Aranha, um dos personagens mais antigos das histórias em quadrinho, vive com seus pais no popular bairro do Brooklyn (sudeste), mas continua se disfarçando de vermelho e azul para combater o mal em outras partes da cidade.

A encarnação anterior do Homem-Aranha, Peter Parker, era um órfão branco procedente do também popular Queens (nordeste). Parker morreu em junho passado, durante um confronto com seu arquiinimigo, o Duende Verde.

"Quando surgiu a oportunidade de criar um novo Homem Aranha, sabíamos que precisava ser um personagem que representasse a diversidade, tanto em questão de origem como experiência do século XXI", afirmou em um comunicado o redator-chefe da Marvel Comics, Axel Alonso.

"Miles é uma personagem que não apenas continua com a tradição das personagens como Peter Parker, como também mostra por que é um novo e único tipo de Homem Aranha, e digno desse nome", acrescentou.

O Homem-Aranha é um dos super-heróis de quadrinhos mais famosos do mundo. Em março passado, uma cópia da primeira revistinha em que apareceu, em 1962, foi leiloada por 1,1 milhão de dólares. O preço original da revista era de apenas 12 centavos de dólar.

Falando à AFP, Alonso lembrou que a primeira conversa na Marvel Comics sobre um novo Homem-Aranha foi antes da eleição do presidente Barack Obama, "quando havia uma chance real de um primeiro presidente negro ou, mais especificamente, um presidente miscigenado".

"Com Obama, nosso presidente, o líder do mundo livre é de origem mista, por isso estamos fazendo uma interpretação do século XXI", declarou Alonso.

"Quando o Homem-Aranha tirar a máscara, atingiremos toda uma nova geração de crianças de diferentes origens", acrescentou.

Em sua primeira aparição pública na revista, Miles Morales, em sua roupa de super-herói, surge do nada para defender o dono de um pequeno restaurante de origem chinesa do Canguru, um de seus arquiinimigos.

"Homem Aranha? Pensei que você estivesse morto", afirma Canguru. Nem o dono do restaurante parece acreditar no que vê: "Sim, isso é de mau gosto", afirma, referindo-se ao suposto farsante.

Mas logo ambos descobrem que estão diante do verdadeiro Homem-Aranha.

Depois de cumprir com sua missão, Miles Morales encontra refúgio num telhado, onde pode tirar a máscara e descansar, mostrando pela primeira vez seu rosto adolescente suado e assustado.

Para Brian Bendis, um dos autores da história, trabalhar com essa personagem "é uma das oportunidades mais interessantes e um dos maiores desafios" que teve como escritor.

"Eu prometo que vocês vão se apaixonar por Miles", enfatizou ele, ao lado da artista italiana Sara Pichelli, co-autora da história.

Fonte:

No comments: