Thursday, August 18, 2011

Nipo-brasileiro faz sucesso como desenhista no Japão



Conheça Tako-X, que já trabalhou em fábricas e hoje tem um estúdio em Nagoya. Veja galeria de seus desenhos


por Redação Made in Japan
12.01.2007
Gilberto YoshinagaVeja galeria de trabalhos do artistaDepois de trabalhar em fábrica no Japão e enfrentar muitas dificuldades, Edson Takeuti, mais conhecido como Tako-X, conseguiu espaço para atuar como desenhista profissional. Hoje tem um estúdio em Nagoya, de onde desenha para diversas publicações japonesas.
Além do trabalho para essas publicações, Tako-X ainda se dedica a projetos pessoais. Um dos principais é a a continuidade da saga de O Gralha em um “mangá virtual” (www.ogralha.com.br), com a colaboração de outros seis desenhistas. Ainda sobra tempo para um hobby pessoal: o estudo de traços orientais de desenho.
Tako X nasceu e cresceu em Curitiba. Depois de passar a infância fazendo rabiscos em muitas folhas de papel e paredes, aos 12 anos de idade, iniciou um curso de desenho por correspondência. “Na época, o acesso a informações era bem menor. Não encontrei nenhuma escola de desenho em minha cidade e optei pelo curso à distância”, lembra.
Ele conta que, no início, desenhava “na base do instinto”, por observação. Depois, começou a freqüentar uma biblioteca pública, onde ficava pesquisando livros de desenho e estudando por conta própria. “Assim, comecei a assimilar e aperfeiçoar alguns conceitos de desenho, como traço, estilo, perspectiva, composição, volume e uso de cores”, explica.
Seus primeiros personagens marcantes foram Marco e sua Turma, cujas histórias em quadrinhos estrearam na Folha de Londrina em 1987 e, no ano seguinte, passaram para a Gazeta do Povo (onde foram publicadas até 2001). Perguntado sobre as influências de sua cidade natal em sua obra, ele ressalta a mistura de povos. “A cidade abriga colônias de várias nacionalidades, como os japoneses, os alemães e os poloneses, que conseguem se integrar sem deixar de preservar suas próprias culturas. Isso é maravilhoso”.

Fonte:
http://madeinjapan.uol.com.br/2007/01/12/brasileiro-faz-sucesso-como-desenhista-no-japao/

No comments: