Wednesday, August 31, 2011

Mostra reúne quadrinhos e ilustrações de Chiquinha

 

Erick Tedesco
tedesco@tribunatp.com.br


Aos 27 anos, a gaúcha Fabiane Bento tem história para contar. Não apenas devido ao sucesso da personagem Chiquinha, a adolescente naturalmente engraçada, politicamente incorreta por opção e com as típicas crises juvenis, mas também devido à trajetória no humor gráfico. Ela trabalhou na redação da cultuada revista de humor ácido Mad e, logo depois, já estava publicando suas artes no jornal Folha de São Paulo, ao lado de ídolos como Adão e Laerte.

O Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu) abriga, pela primeira vez, uma mostra com histórias em quadrinhos e ilustrações de Chiquinha. Intitulada “Uma Chiquinha no Selvagem Mundo do Humor Gráfico”, a exposição funciona como uma das tantas paralelas do 38º Salão Internacional de Humor Gráfico de Piracicaba. 
São 50 trabalhos que repercutem a fase mais recente de Fabiane, uma das p
oucas mulheres cartunistas que conquistaram espaço em grandes veículos de comunicação. Para ela, as mulheres costumam fazer piadas mais direcionadas a elas mesmas ou a coisas do universo feminino. 

Fabiane nasceu em 1974 na cidade de Porto Alegre (Rio Grande do Sul) e a safra de cartunistas das décadas seguintes é a grande influência da gaúcha, que já colaborou para muitas publicações de humor direcionadas ao público adolescente. Atualmente também produz para o jornal Diário de Pernambuco, Mad e Sexy Premium. Ele revela que desenhava desde pequena, inclusive nas provas de escola. 

“Os desenhos da Chiquinha têm a característica de abordar de forma crítica os costumes e hábitos dos jovens brasileiros”, comenta o diretor do Cedhu, Eduardo Grosso. Para ele, a coletânea de tiras e ilustrações evidencia um trabalho consistente dentro dos parâmetros do humor gráfico. 

SERVIÇO
Exposição “Uma Chiquinha no Selvagem Mundo do Humor Gráfico”, no Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba. Visitação gratuita. No Engenho Central. Informações: 3403-2600. 


Fonte:

No comments: