Saturday, August 6, 2011

Inaugurado Festival Internacional de BD em Angola





Luanda - A oitava edição do Festival Internacional de Banda Desenhada (BD) “Luanda Cartoon” foi inaugurada sexta-feira à noite, no espaço do Instituto Camões, com a exposição de 64 quadros produzidos por 30 artistas nacionais e cinco estrangeiros.
 
As peças expostas variam entre histórias de quadrinhos, HQ, realistas, ficção científica, cartoon e caricaturas. As criações integram produções dos artistas Hóracio da Mesquita, Lindomar e Olímpio, Nelso Paim, Fábio Moon e Gabriel Bá, Zorito Chiwanga, Nelo Tumbula, Nelso Paim, João Amaral, Armando Eduardo, Eclips e outros.
 
A presente publicação tem como objectivo promover histórias de quadrinhos a nível do país, facilitar o intercâmbio de conhecimento entre os participantes e colocar Angola no circuito internacional da BD.
 
"Com a participação dos criadores internacionais que receberam o prémio mundial do género, conseguimos ter o nome do país em algumas páginas de Internet com carácter de diários muito visitadas", disse Lindomar de Sousa à Angop.
 
Segundo o também responsável do Estúdio Lindomar, em resultado do Festival Internacional da Banda Desenhada e o seu reconhecimento, a oficina de arte conseguiu obter, através de uma editora, um apoio de cerca de mil livro de HQ para poder abrir uma biblioteca para os amantes destas obras.
 
"Neste momento não temos como trazer os livro para cá, mas estamos a procurar possíveis parceiros para ajudarem-nos a transportar as obras", salientou.
 
A inauguração oficial foi marcada por momentos de cultura, exibições de desenho animado em 3D e sessões de autógrafos. O término está previsto para o dia 12, mas antes serão realizados Workshops, visitas de estudantes ao Instituto Camões e entre outras actividades.

Fonte:

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/lazer-e-cultura/2011/7/31/Inaugurado-Festiva-Internacional,a4f32887-50d9-4577-8f5d-1ad3eaf16081.html
 

 

No comments: