Friday, August 26, 2011

Exposição de fotos mostra bebês dos séculos XIX e XX



A partir da próxima terça-feira, dia 23, o Museu Paulista (Ipiranga) contará com uma nova exposição temporária. A Nossos Pequeninos reune 250 fotos de bebês  e crianças tiradas entre 1860 e 1940. OBlog do Curiocidade conversou com Shirley Ribeiro, supervisora do serviço de documentação do museu e responsável pela mostra:
Como surgiu a ideia de expor somente fotos de bebês?
Temos cerca de 45 mil retratos no nosso acervo que não estão em exposição. Precisávamos fazer um recorte temático para escolher quais seriam expostos. Exposições com retratos só de negros, de mulheres ou de homens já foram feitas. Queríamos algo inédito. Foi assim que surgiu a idéia de focar só em bebês, que é algo que chama a atenção e não é tão explorado. Estamos usando fotos de 15 coleções diferentes.

No meio de tantos retratos, quais foram os critérios para escolher 250 fotos?

O critério principal foi a conservação. Havia boas fotos que estavam em um estado mais delicado, então deixamos de lado. Também levamos em conta a idade do bebê. Pegamos fotos de crianças de até 3 anos. Claro que não há como ter certeza da idade de cada criança, pois nem sempre há registro. Mas, pela fisionomia, é possível saber se a criança já é mais velha.
Os bebês serão identificados?
De 12 mil retratos de crianças, só cerca de 200 têm identificação. Por isso, nós optamos por não identificar os bebês. Além disso, não é o personagem que importa, mas a foto em si. Vamos explorar apenas a imagem.
Como é possível saber  a época em que as fotografias foram tiradas?
Muitas têm dedicatória no verso, com data e tudo. A maioria das fotos do período que nós selecionamos foi feita em estúdio, e é possível saber a data pelo carimbo. Nas fotos sem identificação,  tivemos que recorrer ao tipo de roupa.
O que você percebeu sobre o costume de fotografar bebês nessa época?
Os bebês eram sempre colocados numa pose, no mesmo estilo do retrato de adulto. Era uma coisa bem formal, sempre em estúdio. Somente as fotos tiradas a patir da década de 1930 são externas, tiradas em casa ou em um parque. Foi nessa época que a fotografia começou a se popularizar.
Serviço:
Museu Paulista da USP
Parque da Independência, s/n.º – Ipiranga – 2065-8000
Nossos Pequeninos – retratos de bebês entre 1860 e 1940
De 23 de agosto a 06 de novembro de 2011
Visitação de terça a domingo, das 9 às 17 horas
(Com colaboração de Karina Trevizan e fotos de divulgação)
Fonte:

No comments: