Friday, August 12, 2011

Chineses visitam Pontos de Cultura do DF



120820111078.jpg

Uma Comitiva organizada por representantes do Ministério da Cultura da China está na cidade para conhecer as políticas públicas culturais desenvolvidas no Brasil, em especial o Programa Cultura Viva. Como parte da programação, a Comitiva conhecerá três Pontos de Cultura do Distrito Federal.

Atores, compositores, coreógrafos, escritores, jornalistas, gestores culturais e especialistas na área de preservação do patrimônio cultural fazem parte da comitiva que esta manhã (11/08) esteve em contato com a cultura popular brasileira em visita ao ponto de cultura Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Durante a visita, os representantes chineses foram informados sobre o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura, os editais de fomento à Cultura e um histórico sobre o surgimento e o rápido crescimento dos pontos de cultura no Brasil. Desde o lançamento do primeiro edital em 2004, já são 3.000 pontos culturais certificados e que recebem incentivos governamentais. Em Brasília, há vinte pontos de cultura.

Ao final, o Grupo Seu Estrelo e Fuá do Terreiro fez uma apresentação cultural que emocionou os chineses que se juntaram ao grupo para aprender passos da dança. O representante da delegação chinesa apresentou uma compositora musical e dois diretores de ópera ao grupo do Seu Estrelo para trocarem experiências. Tico Magalhães, coordenador do grupo Seu Estrelo, revelou que seu bonequeiro estudou técnicas chinesas para construir bonecos iluminados, iguais ao da cultura chinesa.

À tarde, eles seguem para os pontos de cultura Ludocriarte e Congo Nya, ambos, em São Sebastião. O intercâmbio cultural termina com uma apresentação dos grupos Congo Nya, Garatuja, Tamnóa e Cultura Avessa.

Confira a programação da comitiva:

10h - 11h30 Visita ao Ponto de Cultura Seu Estre e o Fuá do Terreiro, localizado na 813 Sul
11h30 - 14h Intervalo para almoço
14h30 Visita ao Ponto de Cultura Ludocriarte, em São Sebastião
15h Visita ao Ponto de Cultura Congo Nya, em São Sebastião
15h30 Evento na quadra de esportes em frente ao PC Congo Nya, com apresentação dos Pontos Ludocriarte, Congo Nya, Garatuja, Tamnoá e Cultura Avessa.

Fonte:

http://www.sc.df.gov.br/index.php?sessao=materia&idMateria=9067&titulo=CHINESES-VISITAM-PONTOS-DE-CULTURA-DO-DF

Visita Comitiva Chinesa


No comments: