Sunday, July 10, 2011

Quadrinhos viram tema de estudo sobre zoologia



8JUL
Aparentemente, animais e quadrinhos de super-heróis não tem qualquer ligação, correto? Nem tanto assim. Um grupo de alunos da Unirio (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro) desenvolveu um painel baseado na inspiração do comportamento animal para a criação de personagens de quadrinhos. Com o título Inspiração animal para superpoderes e comportamentos nos universos Marvel e DC, os autores Elidiomar Ribeiro da SilvaGustavo Silva de Miranda, Rosilene Ramos Gonçalves e Luci Boa Nova Coelho dissertam sobre 50 personagens das duas editoras que têm seus nomes, poderes e comportamentos analisados à luz da Zoologia. Tudo com embasamento científico, claro, como manda um bom estudo.
Heróis e vilões analisados à luz da Zoologia
O poster do trabalho foi exposto na universidade, durante a III Jornada de Zoologia da Unirio“, evento que aconteceu de 11 a 13 de maio e que incluía também mini-cursos e palestras. Segundo Elidiomar, o trabalho teve como objetivo mostrar aos estudantes que os conhecimentos adquiridos na Academia podem ser aplicados em coisas do dia-a-dia. “Foi realmente um trabalho divertido e está sendo muito gratificante ver a repercussão por parte dos alunos do curso de Ciências Biológicas”, disse, na ocasião.
Personagem e sua fonte de inspiração. Com nome científico.
Divertido é também para o povo “leigo”, saber que os quadrinhos podem inspirar trabalhos sérios e de cunho científico, contrariando a máxima de que “quadrinhos é coisa de criança”. Com esse tipo de trabalho, os autores conseguiram passar a ideia de que nem sempre os estudos precisam ser sisudos e enfadonhos e podem, sim, se tornar divertidos. E aos professores, fica a dica de que as histórias em quadrinhos são uma fonte inesgotável de material de estudos. Basta procurar.
"O povo não gosta de aranhas", disse o editor ao jovem Stan Lee.
Trecho do trabalho: “Dentre os personagens da DC Comics, alguns dos mais populares não têm poderes especiais, mas utilizam o Reino Animal como fonte de inspiração para seu comportamento. São os casos deBatmanMulher-GatoPanteraPinguim. Outros, de fato apresentam poderes especiais que foram obtidos de forma acidental ou instrumental, como Mutano,VíxenCobra-Venenosa e Crocodilo. (…) No Universo Marvel, grande parte dos poderes é originária de mutações, como é o caso dos X-Men (…) mas muitos dos personagens obtiveram suas características a partir de soros, venenos e outras substâncias químicas (como o Homem-Aranha) ou as desenvolveram simplesmente a partir de recursos tecnológicos (como o Homem-Formiga e aVespa). Conclui-se que um grande número de seres super-poderosos têm, ao menos parcialmente, características inspiradas no Reino Animal. Dentre os grupos de animais que inspiraram os superpoderes, os vertebrados levam vantagem em relação aos invertebrados. Apenas pouco mais de 20% dos personagens são inspirados em invertebrados.”
Fonte: 
http://mutantexis.wordpress.com/2011/07/08/quadrinhos-viram-tema-de-monografia-sobre-zoologia/
Homem-Formiga e Mulher-Gato: inspiração animal.

No comments: