Saturday, July 16, 2011

A proposta da nova marca é reunir nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos



O Grupo Editorial Autêntica vai abarcar a Autêntica Editora, a Editora Gutenberg e a Editora Nemo, que passam a atuar com maior autonomia e trazem novidades ao mercado editorial brasileiro.
A Autêntica Editora, criada em 1997 com foco em publicações acadêmicas, se ampliou e diversificou seu escopo ao longo de quase 15 anos de atividades. Agora, com investimentos importantes em novos segmentos – literatura de ficção, obras de curiosidades e de interesse geral e histórias em quadrinhos, por exemplo –, a casa opta por dar maior autonomia para suas linhas editoriais e acaba de criar o Grupo Editorial Autêntica, composto por três editoras: Autêntica Editora, Editora Gutenberg e Editora Nemo.
“Nossa expectativa é conquistar um leque de atuação mais amplo e lançar para o público brasileiro textos interessantes, dos clássicos aos mais inovadores, sem perder de foco aquilo que nos trouxe até aqui: a qualidade e a relevância das obras e autores escolhidos”, afirma Rejane Dias, diretora-executiva do Grupo.
A Autêntica Editora, já consolidada no mercado editorial, com cerca de 500 publicações, continua sendo o “carro-chefe”. Reconhecida por seu trabalho com o público acadêmico e por suas obras destinadas às áreas das Ciências Humanas, passou a publicar, nos últimos anos, livros com temas mais abrangentes e diversificados – e deve seguir nessa perspectiva. Seu catálogo já contempla obras de Antropologia, Cultura Negra, Sociologia, Historiografia, Comunicação, Cinema e Teatro, Literatura Brasileira e Estrangeira, Biblioteca Escolar, Lingüística, Educação, entre outros. A editora também assumiu o desafio de trazer para a língua portuguesa obras de Filosofia fundamentais para seus leitores, como a tradução bilíngue (latim-português) de Ética, de Spinoza, e Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas, conceitos e autores, do argentino Edgardo Castro. A coordenação fica à cargo da própria Rejane. Desde 2008, também publica livros para crianças – o selo infantil é dirigido pela escritora e editora Sonia Junqueira.
Buscando atingir novos públicos, a Gutenberg foi criada em 2003, inicialmente como um selo, para abarcar livros de interesse geral e de ficção, e atualmente conta com cerca de 50 títulos. A editora Gabriela Nascimento é a responsável pela expansão de seu catálogo, que promete para 2011 novidades como a nova série de Paula Pimenta, Minha Vida Fora de Série (a autora, que conquistou leitores de todo o país, Paula também lançará o quarto e último volume da saga Fazendo meu Filme neste ano). A Gutenberg já publicou obras de grande sucesso como Timão 100 anos, 100 jogos, 100 ídolos; Galo – uma paixão centenária; a coleção Envelhecer e Viver e o livro Primeiros socorros para cães e gatos. Entre as prioridades para os próximos anos estão o apoio à literatura fantástica nacional, com a publicação de escritores brasileiros, e também investimentos no segmento Young Adult e na literatura infantil.
Sem descuidar das demais áreas de atuação, a maior empreitada do Grupo neste ano está, sem dúvida, no universo dos quadrinhos: para abarcar as obras dessa fascinante forma de arte, chega ao mercado a Editora Nemo. A proposta da nova marca é reunir nomes mundialmente consagrados das HQs e autores brasileiros contemporâneos, valorizando essa linguagem artística repleta de preciosidades. Entre os autores que comporão o catálogo da Editora, estão os consagrados Jean Giraud, francês conhecido internacionalmente pelo pseudônimo Moebius, o italiano Hugo Pratt, autor do clássico personagem Corto Maltese, o francês Jacques Tardi, autor de brilhantes HQs históricas como Era a guerra de trincheiras, e o sérvio-francês Enki Bilal, autor de obras como A Trilogia Nikopol – adaptada para cinema pelo próprio autor, no longa Immortel ad Vitam (2004) –, além de vários talentos dos quadrinhos brasileiros.
Com a coordenação de Wellington Srbek, roteirista, editor e pesquisador de quadrinhos, a Editora Nemo optou por publicar suas obras no formato conhecido na Europa e no Brasil como “álbum” e nos Estados Unidos como “graphic novel” (20 cm x 28 cm ou 24 cm x 32 cm). Os álbuns da Nemo primam pela qualidade gráfica e artística. A direção executiva da nova editora ficará a cargo de Arnaud Vin, francês radicado no Brasil há mais de 20 anos. Arnaud é também o responsável pelo desenvolvimento das versões digitais dos títulos da nova editora, que serão disponibilizadas muito em breve para as plataformas iOS (iPhone, iPad) e Android, nas versões português, inglês, espanhol e francês. As HQs da Nemo serão divididas nas coleções Moebius, História & Quadrinhos, Versão em Quadrinhos e Shakespeare em Quadrinhos, além das séries Corto Maltese e Mitos Recriados em Quadrinhos.
Ao mesmo tempo em que diversifica sua atuação, o Grupo Editorial Autêntica também amplia seu relacionamento com a imprensa, com a contratação da Pluricom Comunicação Integrada. A coordenação desta nova conta está a cargo de Katia Saisi e Heloisa Pereira, mas toda a equipe ficará empenhada em divulgar as ações, ideias, eventos e produtos dessa importante casa do mercado editorial brasileiro.
Informações para a imprensa:
Pluricom Comunicação Integrada
Heloisa Pereira
E-mails: heloisa@pluricom.com.br / pluricom@pluricom.com.br
Fone (11) 3774-6463
Site: www.pluricom.com.br
Twitter: www.twitter.com/pluricom

No comments: