Friday, July 1, 2011

O aluno do Centro Educacional 11 de Ceilândia ficou em 1º lugar na categoria 7ª série com uma redação crítica sobre problemas de estrutura de Brasília

Craques na arte de escreverDos 62 mil participantes do Leio e Escrevo meu Futuro, promovido pelo Correio Braziliense e o governo local, 960 saíram vencedores. Prêmios às melhores redações serão entregues até o próximo dia 19

Publicação: 29/11/2009 07:00 Atualização:
IAluno do CEF 3 do Riacho Fundo 1, Daniel de Sousa venceu na categoria 6ª série /I (Leonardo Carvalho/Esp. CB/D.A Press )
Aluno do CEF 3 do Riacho Fundo 1, Daniel de Sousa venceu na categoria 6ª série
O esforço de 992 estudantes e profissionais da rede pública de ensino do Distrito Federal deu resultado. Eles alcançaram as melhores colocações no concurso Leio e Escrevo meu Futuro, promovido pelo Correio Braziliense em parceria com a Secretaria de Educação. Cerca de 62 mil alunos das 14 regionais de ensino escreveram redações sobre temas ligados à Brasília. Os autores dos melhores textos ganharão computadores, celulares, máquinas fotográficas e outros produtos, no total de 1.008 prêmios. 

O concurso cultural contemplou as 240 melhores redações de cada série — alunos de 5ª a 8ª série puderam participar. Professores, diretores de escolas, de regionais de ensino e supervisores que se destacaram também serão presenteados. A seleção, realizada pelo Instituto Quadrix, aconteceu em outubro nas 192 escolas participantes. 

Ler, escrever e rezar. A tática do estudante Wesley Coelho da Silva, 13 anos, para se dar bem no concurso deu certo. O aluno do Centro Educacional 11 de Ceilândia ficou em 1º lugar na categoria 7ª série com uma redação crítica sobre problemas de estrutura de Brasília. “Está faltando investimento no ensino e na saúde. Esses dias faltei aula porque fiquei oito horas no hospital. A gente não pode se contentar com pouco”, disse. 

IAluno do Centro Educacional 11 de Ceilândia, Wesley venceu na 7ª série/I (Adauto Cruz/CB/D.A Press)
Aluno do Centro Educacional 11 de Ceilândia, Wesley venceu na 7ª série
Aos 11 anos, Emanoel Nunes Alexandre ficou em primeiro lugar entre todos os estudantes de 5ª série do DF. Aluno do Centro de Ensino Fundamental 4 de Brasília, ele tem participação garantida em todos os projetos da escola. Já escreveu um rap, contribuiu para um livro de poesias e está no projeto de literatura. O notebook que ele ganhará já tem destino certo. “Vou usar para fazer as pesquisas da escola”, disse. A professora do menino, Maria Inês Sette, ficou em primeiro lugar na categoria e está orgulhosa pelo desempenho do estudante. “O Emanoel está pronto para fazer muito mais do que mostrou”, comentou. 

O Centro Educacional 2 de Brazlândia mandou uma concorrente forte à competição: Yolanda Katherine Campos Fonseca, 14. A aluna da 8ª série estuda em casa diariamente e sempre participa das aulas. Gosta de ler livros de aventura, como Harry Potter, e arrasa nas provas de matemática e inglês. “Leio muito, o que vier eu leio. Minhas irmãs mais velhas me incentivaram”, comentou a menina. O primeiro lugar entre os estudantes de 8ª série foi resultado de esforço. Yolanda escreveu um texto com o título: 50 anos de Brasília, participar ou assistir? “Falei sobre os pioneiros e da participação dos jovens na cidade. Antes da prova, li um pouco sobre a história de Brasília, conheci o passado daqui”, disse. 

IAluna do CEF 2 de Brazlândia, Yolanda Katherine ficou em 1º lugar na 8ª série/I (Adauto Cruz/CB/D.A Press )
Aluna do CEF 2 de Brazlândia, Yolanda Katherine ficou em 1º lugar na 8ª série
Os alunos se prepararam para a prova com a leitura de exemplares do Correio, que chegam diariamente às escolas públicas do DF. A partir das reportagens, eles colheram informações sobre a cidade e puderam ter material para a dissertação. O primeiro lugar de cada série ganhará uma bolsa completa no curso de inglês da Wizard, além de notebook e assinatura do Correio. Entre os prêmios, estão celulares iPhone Vivo 3G 8GB e produtos da rede Ricardo Eletro. 

Talento 
O primeiro computador de Daniel Silva de Sousa, 14 anos, foi conquistado pelo talento do garoto com as letras. Ele venceu o concurso de redação na categoria 6ª série e virou o orgulho do Centro de Ensino Fundamental 3 do Riacho Fundo 1. O adolescente escreveu sobre as dificuldades da rede pública de saúde do DF. “Escrevi sobre a falta de médicos, remédios e equipamentos mais sofisticados. Isso prejudica quem tem que ficar nas filas”, afirmou. 

IEstudante do CEF 4 do Plano Piloto, Emanoel Nunes é o vencedor da 5ª série/I (Adauto Cruz/CB/D.A Press )
Estudante do CEF 4 do Plano Piloto, Emanoel Nunes é o vencedor da 5ª série
Os prêmios serão entregues nas casas dos vencedores. Entre os dias 14 e 19 de dezembro, equipes do concurso percorrerão todas as cidades do DF para distribuir os presentes. O horário de entrega será agendado com as famílias previamente. Na hora de receber o prêmio, o ganhador deve apresentar uma cópia da certidão de nascimento ou da carteira de identidade do aluno e do pai ou responsável.




Premiação

Alunos 
1º lugar: Bolsa de inglês de um ano na Wizard, 
notebook 14’’ e um ano de assinatura do Correio 
2º lugar: Notebook 14’’ e um ano de assinatura do Correio 
3º lugar: Videogame Nintendo Wii e um ano 
de assinatura do Correio 
4º lugar: Videogame Nintendo Wii 
5º ao 12º lugar: Televisão 32’’ LCD 
13º ao 23º lugar: Celular iPhone Vivo 3G 8GB 
24º e 25º: Netbook 
26º ao 28º: Videogame Playstation 2 
29º ao 178º: Celular 
179º ao 203º: Câmera fotográfica digital 
204º ao 228º: Bicicleta aro 20 
229º ao 235º: MP5 
236º ao 240º: Microsystem 

Professores 
1º lugar: Viagem de quatro dias e três noites, saindo de Brasília para a Costa do Sauípe, com hospedagem e um acompanhante 
2º lugar: Um ano de assinatura diária do Correio 
3º lugar: Netbook 10,2’’ 
Diretores da Regional de Ensino 
1º lugar: Viagem de oito dias e sete noites, saindo de Brasília para Portugal, com hospedagem e acompanhante 
2º lugar: Notebook 14’’ 
3º lugar: Um ano de assinatura diária do Correio 
4º lugar: Celular iPhone Vivo 3G 8GB 
5º e 6º lugares: Câmera fotográfica digital 

Diretores de escola 
1º lugar: Viagem de oito dias e sete noites, saindo de Brasília para Portugal, com hospedagem e acompanhante 
2º lugar: Viagem de quatro dias e três noites, saindo de Brasília para a Costa do Sauípe, com hospedagem e um acompanhante 
3º lugar: TV de 32’’ LCD 
4º lugar: Um ano de assinatura diária do Correio 
5º e 6º lugares: Celular iPhone Vivo 3G 8GB 
7º lugar: MP5 de 2GB 
8º ao 10º lugares: Câmera fotográfica digital 

Supervisor pedagógico 
1º lugar: Bolsa de inglês Wizard completa, por um ano 
2º lugar: Notebook 14’’ 
3º e 4º lugares: Celular iPhone Vivo 3G 8GB
Fonte:

No comments: