Wednesday, July 13, 2011

CINUSP Paulo Emílio reúne grandes nomes da produção animada japonesa na mostra Anime



 


Evento atrai espectadores apaixonados e curiosos em conhecer mais sobre essa arte oriental
Grandes obras do mercado cinematográfico de desenho animado japonês, o anime, estão em cartaz no Cinema da USP Paulo Emilio (CINUSP). Trata-se da Mostra Anime, que acontece até dia 29 de julho, reunindo diversas produções contemporâneas, como o premiado A Viagem de Chihiro, do diretor Hayao Miyazakio.
A palavra anime tem significados diferentes para os japoneses e para os ocidentais. Para os japoneses, anime é tudo o que seja desenho animado, seja ele estrangeiro ou nacional. Para os ocidentais, é todo o desenho animado que venha do Japão. Uma boa parte dos animes possui sua versão em mangá, os quadrinhos japoneses. Animes e mangás se destacam principalmente por seus olhos muito grandes, muito bem definidos, redondos ou rasgados, cheios de brilho e muitas vezes com cores chamativas, para que, desta forma, possam conferir mais emoção e dramaticidade em seus personagens e nas narrativas deles.
As obras em exibição na Mostra Anime tem produção contemporânea e são referências mundiais no mercado cinematográfico. Esbanjam refinamento no uso de recursos técnicos, sempre de última geração, ao contrário dos desenhos animados criados para a televisão, que costumam ter condições de elaboração limitadas, composições mais simples e orçamentos limitados.
Obras como Paprika e Animatrix poderão ser vistas pelo público que passar pela sala Paulo Emílio. Além das produções já citadas, outras seis compõem o festival, sendo elas: Akira, Ponyo, O Castelo Animado, A Garota Que Saltava Pelo Tempo, Metrópolis, Cowboy Bebop e Tekkon-Kinkreet.
Ainda que envolvam seus personagens em mundos paralelos, futuristas e repletos de fantasia, os filmes apresentam uma profunda reflexão sobre o presente e abordam temas como guerra, política, poder e autoridade, além de outras visões, que utilizam a sétima arte como passaporte para uma viagem através do imaginário dos visitantes. 
O Cinema da USP “Paulo Emílio” (CINUSP) foi fundado em 1993. Órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, procura disseminar a cultura cinematográfica e audiovisual veiculando conhecimento através de diversas atividades de extensão com vistas à formação de público e à complementação da formação profissional dos estudantes. A homenagem ao escritor, crítico e professor de cinema da Universidade de São Paulo, Paulo Emílio Salles Gomes (1916-1977), deu-se pelo profissional considerado referência para a reflexão crítica da produção cinematográfica brasileira e internacional.
PRCEU – A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária destaca-se por sua atuação abrangente no âmbito da Universidade. Sob a liderança da Professora Maria Arminda do Nascimento Arruda, o PRCEU se propõe a complementar as ações de ensino e pesquisa desenvolvidas na Universidade, atuando como um canal aberto de interlocução com a sociedade, por meio de atividades específicas e independentes que estimulam o universitário a ampliar suas visões e opiniões durante o processo de formação.
SERVIÇO
Evento: Mostra Anime
Local: CINUSP Paulo Emílio
Endereço: Rua do Anfiteatro, 181, Colméia, Favo 4 – Cidade Universitária
Data: de 04 a 29 de julho de 2011
Horário: de 2ª a 6ª feira, das 14hs às 19hs
Ingressos: Entratada gratuita
Programação: Mais informações pelo site www.usp.br/cinusp
Capacidade: 100 lugares
Informações para a Imprensa:
Boischio Comunicação
Adriana Boischio / Jefferson Serozini
Site: www.boischio.com.br
Tels: (11) 3064.2195 / (11) 9204.0688
E-mails: adriana@boischio.com.br / jefferson@boischio.com.br

No comments: