Friday, July 1, 2011

Cartunista francês, Plantu, participa de conferência em Brasília


Por Sérgio Codespoti   Siga Sérgio Codespoti no Twitter   | 15-09-2010
Arte de Plantu
A França tem uma grande tradição de caricaturas, de humor e sátira política em seus jornais e semanários e, portanto, ninguém melhor que o famoso cartunista francês Plantu (cujo nome verdadeiro é Jean Plantureux), conhecido pelo seu trabalho no jornal Le Monde, para representar o país na conferência Caricatura e liberdade de imprensa, em Brasília.
O evento também contará com a presença dos professores Francisco Severino, Ana Luiza Montalvão, Raquel Boing; do cartunista Amaro Junior; e das jornalistas Annie Gasnier, correspondente brasileira da rádio France Internationale e do Le Monde, e Ana Dubeux, editora-chefe do jornal Correio Braziliense.
A conferência é um evento da UniCEUB - Centro Universitário de Brasília realizado em parceria com a Embaixada da França no Brasil e a Aliança Francesa de Brasília, que ocorrerá em 22 de setembro, no auditório do bloco 3, da UniCEUB, às 19h30min.
Plantu nasceu em Paris, na França, em 23 de março de 1951 e estudou no renomado instituto de artes École Saint-Luc, em Bruxelas, na Bélgica, patrocinado por Hergé, o criador de Tintim.
Arte de Plantu
O artista foi o vencedor do Prêmio Mumm, em 1988; do Prêmio de Humor Negro, em 1989; e do Prêmio International Gat Perich de caricatura, em 1996.
Plantu ilustrou um selo do correio francês em homenagem aos Médicos Sem Fronteiras, em 1998, e novamente em 2005, quando foi publicado um selo em homenagem aos 60 anos da liberação dos campos de concentração na Europa. Ele também teve seus trabalhos publicados em várias línguas, pelasNações Unidas, no cinquentenário da Declaração dos Direitos Universais do Homem.
Além de participar da conferência, Plantu abrirá uma exposição na Biblioteca Nacional, em 23 de setembro, às 19h, com seus trabalhos mais importantes, publicados no Le Monde e na revistaL'Express.
Mais informações pelo telefone 0XX-61-3966-1460.
Arte de PlantuArte de PlantuArte de PlantuArte de PlantuArte de Plantu


Fonte:
http://www.universohq.com/quadrinhos/2010/n15092010_07.cfm

No comments: