Monday, July 4, 2011

Acervo de quadrinhos doados pelo escritor Maurício de Souza no Distrito Federal


DF: Assentamento de Planaltina recebe Casa Digital e Arca das Letras
31/05/2011 11:36
A comunidade do assentamento Fazenda Larga, localizada em Planaltina (DF) comemorou no domingo (29) a inauguração da Casa Digital Vice-Presidente José Alencar e a entrega da Biblioteca Rural Arca das Letras.
Paulo Monteiro é representante da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Larga (APROFAL) e diz ser incalculável a implantação dos programas para a comunidade. “Aqui temos como carro chefe a produção de pimentão e tomate e esses projetos nos dão a oportunidade de dar um passo a frente. Seremos uma comunidade mais ativa e mais atenta para critérios de produção e vendas”, concluiu.
O "Territórios Digitais" é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD) do MDA e tem como foco de ação a implantação de Casas Digitais na área rural dos municípios integrantes dos Territórios da Cidadania. Já o Arca das Letras é a implantação de bibliotecas e formação de agentes de leitura em assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas, indígenas, de agricultura familiar e em colônias de pescadores para incentivar a leitura no campo.
Guilherme Abrahão, assessor do NEAD, disse que o desafio é garantir que a comunidade tenha acesso à internet de forma livre e também de forma acompanhada para a qualificação e capacitação. “Com acesso aos programas do Governo, os agricultores conseguem melhorar a sua produção e assim contribuir para encrementar a economia local”.
A Coordenadora Geral de Ação Cultural do Programa Arca das Letras, Cleide Soares esclarece que a proposta é incentivar a leitura no meio rural. “Além de apoiar a produção rural com livros técnicos sobre agricultura e comercialização, também temos a gibiteca, com um acervo de quadrinhos doados pelo escritor Maurício de Souza”. Cleide lembra que, mais do que literatura, o programa ajuda a levar cidadania para as comunidades.
Até o final do ano serão entregues 20 bibliotecas no Distrito Federal para facilitar o acesso do livro e a leitura no meio rural numa ação conjunta do MDA, com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Secretaria de Estado da Juventude. Serão formados inicialmente 40 jovens das comunidades rurais como agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas bibliotecas.
Fonte: MDA
















































































































No comments: