Sunday, June 19, 2011

Trabalhar com história em quadrinhos. “É uma maneira muito rica de se ensinar"

Unidades se valem de meta para cada ano escolar

Da Reportagem

Projetos pedagógicos, atividades lúdicas, leituras e metas para cada ano são algumas das estratégias usadas pelas escolas Francisval de Brito e Henrique Silva Prado para avançar e alcançar a qualidade no ensino. “Um dos nossos focos é a leitura. Acreditamos que é a chave para qualquer sucesso”, disse a professora Sandra Enedina da Silva, que dá aula para o 3º ano na Francisval de Brito.

Uma das formas que ela usa para garantir a atenção dos alunos é trabalhar com história em quadrinhos. “É uma maneira muito rica de se ensinar, pois dá a oportunidade de trabalhar toda a Língua Portuguesa como sinais de pontuação, coesão, coerência, anomatopeia (figuras de linguagem) e balões”, exemplificou.

Enedina da Silva observou que os temas que os profissionais veem nos cursos de capacitação eles procuram aplicar nas salas de aula. Neste caso, ela cita a matemática, que costuma ser o bicho-papão da criançada. “Tem o curso de Pró-letramento que é oportunizado pela Secretaria Municipal de Educação e que visa quebrar alguns tabus sobre a matemática. Uma dessas formas é trabalhar a disciplina com jogos e utilizando material dourado, ábaco ou até mesmo tampinhas que podem ser usadas para contas”, frisou.

Dentro deste contexto, a professora Geórgia Carla de Andrade, do 4º ano da Henrique Silva Prado lembrou que até a disposição das carteiras nas salas pode ajudar na aprendizagem. “Não é fácil, mas procurar trabalhar de maneira interdisciplinar. Se vou ensinar o Português busco envolver o conteúdo com outras disciplinas. Numa aula que utilizo um mapa, por exemplo, é possível trabalhar matemática (escala), geografia e história”, comentou. (JD)

No comments: