Tuesday, June 7, 2011

O surgimento das histórias em quadrinhos no Brasil





PDFE-mail
Notícias do Campus

A Universidade de Taubaté (UNITAU) promove, até 28 de maio, uma série de atividades culturais, com a pretensão de estimular o enriquecimento do repertório individual de cultura de toda a comunidade acadêmica. O projeto está sob organização da Pró-reitoria de Extensão e Relações Comunitárias (PREX) e faz parte da Semana de Cultura, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, que estende um convite a todos para experimentar uma semana diferente, ao mesmo tempo em que reforça o significado da vida universitária e a convivência. Exposições nacionais e internacionais, palestras, apresentação de filmes, oficinas e workshops são algumas das atividades programadas para a Semana.
“O evento é uma demonstração de que o aluno da UNITAU está inserido no contexto da atualidade de modo integral. Além da formação técnica, a Universidade se preocupa com que o estudante domine aspectos da cultura contemporânea e reflita sobre questões fundamentais da sociedade”, declara o Pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Prof. Dr. Felício Goussain Murade.

INCAS – Discussões acerca da civilização inca e sua cultura estarão presentes nas atividades culturais. A exposição “Ohapaq-Ñan – O Caminho dos Incas”, instalada no Solar da Viscondessa, vai até o dia 27, das 8h às 12h e das 14h às 17h. São 80 quadros vindos de Cusco (Peru), que retratam a cultura dos incas.

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS (HQ) – O surgimento das histórias em quadrinhos no Brasil e no mundo será o tema da palestra realizada, no Departamento de Comunicação Social, ministrada por Jorge Hata, membro da Academia Valeparaibana de Letras e Artes. O evento acontece no dia 24 de maio, às 19h30. Também no Departamento de Comunicação Social, acontece uma exposição de Histórias em Quadrinhos, até o dia 28, das 8h às 12h e das 19h às 21h30.

LITERATURA – Atividades com o objetivo de incentivar a leitura e a escrita fazem parte da programação da Semana. Em continuidade ao projeto de extensão “Travessia: oficinas de leitura, narrativas à cultura e à cidadania” será montado um varal com imagens da comunidade e poemas de diferentes autores que trazem, em seus textos, a relação entre o homem e o meio ambiente, como os do poeta brasileiro Manuel de Barros. O evento, coordenado pela Prof. Dra. Tereza Elizete Gonçalves, acontece de 20 a 28 de maio.

No dia 24, o editor do jornal O Panfletário, José Moraes Barbosa, também professor de literatura e poeta, estará presente na exposição para falar sobre a importância da poesia.

No dia 25, a UNITAU, em parceria com o programa mundial Bookcrossing, realiza uma cerimônia de libertação de livros infantis e contação de histórias. A bibliotecária coordenadora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBI), Márcia Maria de Moura Ribeiro, é responsável pela cerimônia que acontece, às 15h, na Praça Santa Luzia.

Na noite do dia 27, às 19h30, começa o Sarau Cultural da UNITAU, no Solar da Viscondessa, além da premiação do Concurso de Poesias, promovido pelo Grupo de Estudos de Língua Portuguesa (GELP). Serão anunciados três poemas vencedores nas categorias aluno, professores e funcionários. Os vencedores ganharão livros como prêmio.

EXPOSIÇÃO “ECLÉTICO” – A partir do dia 24, às 20h, ficará exposto na Galeria Cubo Branco, do Departamento de Arquitetura da UNITAU, o trabalho do Prof. Ms. Fernando Candelária, fotógrafo e professor do Departamento de Comunicação Social.

A exposição é um apanhado de séries antigas do autor e de material inédito. Entre as imagens, retratos, recortes urbanos e materiais gráficos compõem a mostra. “É uma tradução da minha personalidade como fotógrafo”, manifesta Candelária. O local fica aberto à visitação, das 8h às 12h e das 14h às 21h.

Veja a programação completa no site www.unitau.br

Assessoria de Comunicação - ACOM UNITAU
Rua 4 de Março, 432, Taubaté, SP

No comments: