Monday, June 13, 2011

Moradores da Casa do Estudante se concentram no bloco A

Mariana Gal/UnB Agência


Grupo defende que a reforma seja feita em um prédio de cada vez. Proposta foi recusada pela Reitoria por causa do aumento de custos


Thais Antonio - Da Secretaria de Comunicação da UnB



Tamanho do Texto

Na madrugada desta sexta-feira, 10 de junho, os ocupantes da Casa do Estudante transferiram-se todos para o bloco A e bloquearam a portaria. O acesso é feito pela escada de incêndio e a entrada é controlada pelos próprios moradores. “Não podem entrar seguranças, guardas patrimoniais e as assistentes sociais da Diretoria de Desenvolvimento Social (DDS)”, afirma David Wilkerson, aluno da Filosofia. Ele explica que a audiência pública ocorrida no dia anterior, 9 de junho, não atendeu às expectativas do movimento, conhecido como Fica CEU. “Vamos continuar no bloco A. Queremos transporte, serviço de informática, luz e água”, afirma.

O movimento reivindica que a reforma prevista para os dois prédios seja realizada uma de cada vez, começando pelo bloco B. A proposta foi recusada porque aumentaria demais os custos e o tempo de execução. De acordo com o decano de Assuntos Comunitários, Eduardo Raupp, a Reitoria vai monitorar a movimentação dos estudantes, mas só na quarta-feira, a partir da reabertura da Mesa de Negociações é que o assunto será discutido oficialmente.

“Esperamos que os estudantes apresentem propostas construtivas para chegarmos a um acordo”, afirma o decano. Ele explicou que a reforma dos dois blocos surgiu a partir do processo de negociação com os moradores e que manter um prédio funcionando enquanto a maioria do beneficiários da assistência estudantil já saiu torna a política desigual. “A reforma dos dois blocos leva em conta a qualidade de vida e a segurança dos estudantes, além da economicidade”.

De acordo com David, 14 estudantes estão instalados no bloco A. O cálculo do Decanato de Assuntos Comunitários é de que 23 moradores ainda estão na casa: 13 irregulares e 10 regulares. A UnB já alugou dois apartamentos, que acomodarão sete dos regulares. Outro imóvel deve ser alugado ainda na semana que vem.

Todos os textos e fotos podem ser utilizados e reproduzidos desde que a fonte seja citada. Textos: UnB Agência. Fotos: nome do fotógrafo/UnB Agência.

Fonte:

http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=5209

No comments: