Saturday, June 11, 2011

Manhwa o Mangá Coreano


Mensagem por Ero Aren em Qui Maio 26, 2011 5:41 pm

A Coréia é um país cujo nome todos conhecem, mas do qual praticamente nada se sabe. Apesar do recente campeonato mundial de futebol parcialmente realizado por lá, poucos aspectos de sua cultura foram divulgados no mundo ocidental. Escreveu-se muito sobre coisas exóticas, como o consumo de carne de cachorro, mas ninguém acrescentou que isso é costume em todo o Extremo Oriente.

Apesar de seu nome, na língua local, querer dizer país da manhã serena, durante os três últimos mil anos nada foi tranqüilo, pois teve que se resguardar contra o poderoso e avassalador Império Chinês. Mesmo assim, foi através da Coréia que fluíram todas as influências culturais que iriam criar a cultura japonesa, a partir do século VII da era cristã.

Os coreanos designam as histórias em quadrinhos; e este termo passou a ser utilizado a partir da década de 1920, importado do Japão (mangá) e também da China.(Manhua).

Mas é preciso lembrar que foi na Coréia que tivemos os primeiros exemplos de impressão tipográfica, já a partir do século VIII. E, no século X de nossa era, tivemos o primeiro exemplo de arte seqüencial, com o Bomyeongshiudo, uma história na qual uma vaca explica um cânon budista sob forma de junção de imagens e texto, exatamente como ainda se faz hoje em dia nas nossas HQs.

Os quadrinhos Coreanos são chamados Manhwa e seus autores Manhwaga.
Manhwa coreano é o termo para a série de mangás e denota que foram publicados na Coréia. Manhwa é lido da esquerda para a direita, em vez do direito à leitura habitual esquerda do mangá tradicional. Embora não seja tão popular e bem conhecido como mangá, quadrinho está começando a deixa a sua marca na comunidade.
Fonte:
http://m4all.forumbrasil.net/t4201-manhwa-o-manga-coreano

No comments: