Saturday, June 11, 2011

Inauguração do Salão Universitário na Unimep

Tópico: Cultura
Inauguração do Salão Universitário na Unimep
em 10/06/2011 03:00:00 (84 leituras)

Open in new window
Premiados serão revelados antes da mesa-redonda com profissionais da área, que acontece no Auditório Verde, no campus Taquaral

Publicidade:


Foto: Divulgação - Humor Gráfico Universitário teve definidas 90 obras

Erick Tedesco

As 90 obras que compõem o 19º Salão Universitário de Humor, promovido pela Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), foram selecionadas no começo da semana e, hoje, os premiados serão revelados no bate-papo entre profissionais do humor gráfico no Auditório Verde, no campus Taquaral da instituição, às 19h30, que funciona como abertura oficial do evento. A entrada é gratuita e, ao término da mesa-redonda – intitulada Humor Gráfico, Design & Jornalismo –, o público poderá se deslocar ao Átrio da Biblioteca e visitar a exposição.

O total de desenhos gráficos recebidos para esta edição do Salão, de acordo com as estimativas do presidente do evento, Camilo Riani, é inferior comparado as passadas. Esperava-se 500 trabalhos, aproximadamente, mas fecharam a fase de inscrição com 300, dos quais o júri de seleção, formado por Eduardo Grosso, Willian Hussar, Erasmo Spadotto, Luis Gustavo Paffaro, Sander de Carvalho, Érico San Juan, Lucas Leibholz, Renato Stegun, Paulo Branco e Sérgio Silveira Campos, definiu as 90 obras.

Além da maioria de desenhos gráficos produzidos por universitários brasileiros, há outros provenientes de países como Estados Unidos, Rússia, China, Bósnia e Argentina. De acordo com o jurado Eduardo Grosso, coordenador do Centro Nacional do Humor Gráfico de Piracicaba (Cedhu), caricaturas e cartuns são os estilos mais recorrentes no 19º Salão. “E cartuns principalmente em nível internacional”, ressalta.
Grosso explica que a produção de quadrinhos e charges é pequena e isto é uma observação corriqueira em muitos salões. “Porque exige mais trabalho, como pensar no cenário e numa história, enquanto a caricatura é apenas o rosto, uma pessoa, além do fácil entendimento”, conta ele, que fez o primeiro cartaz do Salão Universitário e já foi jurado em edições passadas.

Ele ainda cita dois artistas que tiveram obras selecionadas e que são nomes constantes no Salão Internacional de Humor de Piracicaba, como J.A. e Ponciano. “O Salão deste ano está de bom nível e é funcional enquanto possibilidade para o universitário se iniciar na trajetória do desenho de humor”, ressalta.

PREMIADOS - Horas antes da abertura da mesa-redonda, os vencedores serão definidos pelo júri de premiação, composto por Dalcio Machado (Veja), Eduardo Baptistão (O Estado de S. Paulo), Jean Galvão (Folha de S. Paulo), Gustavo Duarte (Lance e Folha de S. Paulo), Osvaldo Da Costa (Tribuna de Santos), Márcio Leite (Brazilcartoon), Fred Ozanan, Renato Elston (coordenador do curso de design gráfico da Unimep) e Joceli Lazier (coordenadora do NUC/Unimep e do Centro Cultural Martha Watts).

SERVIÇO
Abertura oficial do 19º Salão Universitário de Humor, hoje, às 19h30, com debate entre cartunistas no Auditório Verde do campus Taquaral da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep). Evento gratuito. Na rodovia do Açúcar, quilômetro 156. Informações: 3124-1515.

No comments: