Friday, June 10, 2011

HQ feito por Douglas Reis

Abismo

Primeiro post do ano, estive ausente todos esses dias justamente por que o tempo anda bem curto. Muito trabalho, mas eis que o filho pródigo retorna. Entre um job e outro vou me esforçando em atualizar o blog com mais frequência, não me crucifiquem ainda! Hehehe!

Essa foi uma HQ curtíssima que fiz para um projeto de fanzine e oficina de quadrinhos de Ceilândia, encabeçado e desenvolvido pelo professor Mauro, formado em artes plásticas na UnB, voltada justamente pra comunidade carente da cidade satélite. O temática das histórias era sobre os mendigos, e ai vai o resultado com os thumbs pra decidir os ângulos e enquadramentos, os esboços e por fim as duas páginas arte-finalizadas a nanquim:



Agora é ver se o zine vai sair mesmo, por que infelizmente, projetos desse gênero dificilmente tem o apoio de políticas públicas. É uma pena, como o professor Mauro mesmo diz, que ainda se tenha uma mentalidade de que quadrinhos não devem ser valorizado. O Lourenço Mutarelli por exemplo vez ou outra comenta alguma coisa a respeito. Achei bacana quando ele comentou em uma entrevista, já nem lembro mais onde vi isso, que em Portugal o pessoal te trata com muito respeito quando lança um álbum, valorizam muito o artista. Eu acredito muito na linguagem da arte sequencial, ela é muito eficiente desde que usada da forma adequada. Eu por exemplo, adoraria ter aprendido história do Brasil com HQs. É bem capaz que eu lembraria muito mais o conteúdo...

Mas acredito que os ventos têm soprado a favor da nona arte, prova disso é a quantidade de títulos nacionais nas prateleiras das livrarias. As oportunidades tem crescido muito e a internet tem ajudado a divulgar o trabalho dos artistas, cada um procurando seu espaço da melhor forma possível. O lance é não abandonar o Brasil, publicar fora, mas sem deixar de pensar e agir no cenário "quadrinístico" nacional.

Fonte:
http://dsr-studio.blogspot.com/search/label/Quadrinhos

No comments: