Friday, June 17, 2011

História em quadrinhos com Super Heróis




Autor e Co-autor(es)

ELAINE CRISTINE GONZAGAimagem do usuário
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Clenice Griffo

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de EnsinoComponente CurricularTema
Ensino Fundamental InicialAlfabetizaçãoEvolução da escrita alfabética

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Aprimorar e desenvolver a capacidade de produzir textos a partir de um tema pré-estabelecido.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimento das histórias em quadrinhos.
Estratégias e recursos da aula
Recursos da aula: Computador
Atividade 1 – Conhecendo os “Super Amigos”
Professor distribua imagens dos personagens do desenho Super Amigos e inicie a aula a partir das discussões: Vocês conhecem esses personagens? De onde? O que eles fazem? O que vocês acharam das roupas deles?
Coloque o desenhe para que os alunos reconheçam os “Super Amigos”. Apresente-os, caso o grupo ou parte dele não os conheçam.
Personagens da esquerda para direita: Aquaman, Robin, Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Super-Gêmeos os adolescentes alienígenas Zan e Jayna e seu macaco Gleek
Imagem retirada do link: http://4.bp.blogspot.com/_nMStbVkWTIA/R0Orh-p3YxI/AAAAAAAAAcA/quOqJpyiZOM/s320/super-friends.jpg
Desenho “Batalha dos Deuses”:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=DI179RXnbZM&feature=related
Atividade 2- Conversando sobre o desenho

Converse sobre os personagens: Quais são os super heróis deste desenho? Quais são os seus poderes? Por que eles são chamados de Super Amigos? Quais eram as tarefas de Zeus?De quem era a tarefa de navegar até a ilha e recuperar o velocino de ouro? E encontrar Medusa e retirar seu colar? E a tarefa de decifrar o Enigma da Esfinge? E a de achar o caminho através labirinto de cavernas e capturar o Minotauro? O que os super gêmeos se transformaram para ajudar os Super Amigos? Os Super Amigos conseguiram cumprir as tarefas de Zeus? Quem eram os inimigos dos Super Amigos? Os Super Heróis venceram os inimigos? Como?

Professor, divida a sala em pequenos grupos e peça para que eles façam uma história em quadrinhos com os personagens do desenho, explique que primeiro eles farão um rascunho e depois passarão para folha definitiva. Terminada a escrita, peça aos grupos que troquem as folhas para que os colegas leiam e digam se entenderam a historia.
Atividade 3- Escrevendo a história em quadrinhos
Caro professor, distribua aos alunos imagens dos personagens e balõezinhos para o texto explicativo e uma folha A3 com quadrinhos, veja modelo abaixo.
Passos que os alunos deverão seguir para realização desta atividade:
1. Desenhar o cenário nos quadrinhos.
2. Colar os personagens nos quadrinhos.
3. Escrever a fala dos personagens.
4. Escolha em grupo do título da história.
Professor, a escolha do título deverá ser criada após a escrita da história, pois a história pronta expressará melhor o conteúdo.
Imagens dos personagens do desenho
         Bal õezinhos para o texto explicativo
Modelo da folha para a escrita da história em quadrinhos






Avaliação
O professor deverá verificar se os alunos utilizaram os recursos de linguagem próprios das histórias em quadrinhos e se houve coerência entre texto e imagem.























Fonte: 


http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9849












No comments: