Monday, June 13, 2011

Finalistas do Primeiro Prêmio Abril de Personagens


Prêmio Abril de Personagens 2010


Pedro de Luna


Foram divulgados no dia 10 de Março os personagens finalistas do 1o Prêmio Abril de Personagensdentre os 603 inscritos de todas as partes do país: Garoto Vivo (sobre um menino travesso numa colônia de férias para zumbis), Capitão Gafanhoto (mais um herói que povoa a imaginação infantil), Os Alienados(uma família de ETs que se traveste de humano para estudar nosso comportamento) e Uma Família Bem Pirata (sobre um navio, que ao mesmo tempo é casa e microempresa).

Além dos quatro que terão seus trabalhos publicados e abertos à votação na internet a partir de 04/04, seis personagens receberam menção honrosa. Ao final, o vencedor terá sua HQ publicada pela editora.

Os Alienados - de Lucas Lima
Capitão Gafanhoto - estudio Labareda
Uma familia bem pirata - de Amorim

O interessante é que dos quatro finalistas, três são conhecidos aqui do JBlog Quadrinhos. Gafanhoto foi criado pelo pessoal do estúdio que desenha a Luluzinha Teen; Os Alienados são de Lucas Lima, que faz quadrinhos divertidos; E os piratas saíram da cabeça do Amorim, que desenha em jornais aqui do Rio desde a época do Capitão Gancho… O que me chamou a atenção é que, com o advento das tecnologias e, principalmente, do desenho vetorial, ficou tudo meio parecido, um pouco pasteurizado até. É assim nos desenhos animados, e agora nas revistas impressas.

Garoto Vivo

Fonte: http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=26150

A editora explica que o objetivo do prêmio é realmente dar visibilidade aos personagens para que todos façam sucesso. Tanto é que, mesmo na fase de votação popular, o critério final será o voto do júri. “Durante o processo a gente poderá analisar a postura do artista, se tem como encarar um compromisso sério como esse”. O vencedor terá um contrato de trabalho para ser um colaborador, e não um funcionário, mas poderá ver o seu personagem ganhar uma revista só pra ele.
Á frente da revista Recreio há vários anos, Gisleine explica que é muito difícil encontrar bons roteiristas e que isto ainda é o mais importante. “Estamos procurando bons contadores de historia, criadores de personagens, e não um bom desenhista. Os bons personagens são universais, extrapolam tempo e fronteiras”.

Para aumentar o leque e atrair o pessoal que faz animação, a editora fechou ainda uma parceria com a ABPI-TV. “A idéia é que o personagem vencedor entre com animação na internet, tem muita gente boa já trabalhando nessa área aqui no Brasil”.

Fonte:

http://www.jblog.com.br/quadrinhos.php?itemid=23728

No comments: