Friday, June 24, 2011

Fim do Tokusatsu no Brasil!




Tokusatsu para quem não sabe é a abreviatura da expressão japonesa “tokushu satsuei”, que pode ser traduzido como “ação real com efeitos especiais”. Atualmente é sinônimo de filme ou série live-action de super-heróis produzidos no Japão, usando varias técnicas como: computação gráfica, modelismo, entre outras.
Alguns exemplos de tokusatsu são a série de filmes do Godzilla, e os seriados National Kid, Ultraman, Ultraseven, Spectreman, Jaspion, Changeman, Jiraiya, Black Kamen Rider, Cybercops, Winspector entre muitos outros.
Photobucket - Video and Image Hosting
Será que o fim do tokusatsu no Brasil não seria puro preconceito?
Se analisarmos as series veremos apenas atores japoneses afinal o produto é produzido para ser consumido no país e emprega muito de sua cultura: comida, musica, tradições etc. Nossas novelas também não fazem isto e não são exportadas? Agora se pegarmos por exemplo os Power Rangers (não o chamem de tokusatusu é blasfêmia), a serie é produzida nos EUA em cima das produções japonesas pegando cenas prontas, mas apresentam sempre miscigenação colocando pessoas de varias raças, e os hábitos também são mais próximos de países como o Brasil. Se pensarmos bem a miscigenação no Japão é bem pequena e como dito antes o produto é feito para ser consumido lá dentro. Os heróis de lá acabam não cruzando fronteiras como os dos americanos que protegem o mundo e não apenas uma pequena ilha.
Photobucket - Video and Image Hosting
Quando criança e na adolescência eu assisti muitas das series tokusatsu como Spectreman, Lion-Man, Changeman, Jaspion, Ninja Jiraya, Black Kamen Rider etc, nunca olhei eles como raça e sim como heróis/vilões/pessoas, meus amigos na época brincavam do “faz de conta” e nunca questionaram isto também, não quero acreditar que as crianças de hoje enxerguem estas diferenças no sentido de preconceito.
Se o preconceito existir! Acredito que ele ocorra por parte das produtoras e emissoras, talvez pensem que as crianças não se identifiquem com atores japoneses ou com a cultura! A historia de que as series produzidas no EUA são mais baratas não cola! O Irônico é que a maioria das pessoas que trabalham hoje nas emissoras e produtoras cresceram assistindo, aprendendo e consumindo estas séries.
Lembro que houve marketing agressivo em torno destes heróis foram criado produtos como: LPs, quadrinhos, álbum de figurinhas, uniformes, brinquedos e até shows de circo, que renderam um bom dinheiro para muita gente. Dizem que já foi atingido o auge deste gênero, os animes estão ai até hoje, não estão? E já tiveram vários altos e baixos, o que determina parte do auge é qualidade do trabalho, o mesmo gênero continua firme e forte no Japão.
Photobucket - Video and Image Hosting
Com a extinção da Rede Manchete é inevitável não associarmos com fim do Tokusatsu no Brasil, pois nela foi exibido a era de ouro do gênero. Acho que faz mais de 10 anos que não vejo nenhuma serie por aqui, se não me engano a ultima foi Ultraman Tiga na Rede Record.
Hoje, Power Rangers é um sucesso no ocidente apesar de infantilizar e distorcer o conteúdo que os originais tinham, com isto perdem uma grande parcela de público que um tokusatsu original atrairia.
Apesar de tudo isto muitos fâs ainda mantém viva a memória das series, seja transmitindo elas por vídeos ou noticiando e disponibilizando material das novidades produzidas no Japão na internet, basta procurar pelo termo Tokusatsu.
Photobucket - Video and Image Hosting
Finalizando, talvez se os estudios no Japão criassem uma serie de defensores do planeta colocando atores de várias raças, poderíamos vê-las aqui novamente ou quem sabe até uma rede de televisão brasileira desistir deste preconceito contra as series orientais!
Fonte:

No comments: