Friday, June 17, 2011


Curso de Extensão de HQ

Por Renato Lebeau | 2 outubro de 2009





curso_extensao_hq
Visto no Recado Devir
Será realizado, entre os dias 13 de outubro e 17 de dezembro, sempre às terças e quintas, a partir das 14:00 (total de 72 horas/aula), o 2º Curso de Extensão – Criação e Roteirização de Histórias em Quadrinhos . As inscrições estão abertas.
O curso será realizado pelo departamento de comunicação da UEL e coordenado pelo Prof. José Abílio Perez Junior .
O programa completo do curso:
A história das histórias em quadrinhos;
As múltiplas linguagens dos quadrinhos (histórias em quadrinhos, charge, cartum e tiras);
Os diferentes estilos de quadrinhos (comics [quadrinho americano], mangá [quadrinho japonês], manhwa [quadrinho coreano] e quadrinho europeu);
O quadrinho brasileiro (infantil, humor e adulto);
Grandes mestres do quadrinho nacional ( Lourenço Mutarelli , Flávio Colin , Julio Shimamoto , Gedeone Malagola , Rodolfo Zalla , Eugenio Colonnese , Claudio Seto , etc).
Além do estudo dos elementos básicos na produção de uma história sem quadrinhos (balões, onomatopéias, requadro, letreiramento), a utilização de pesquisa estética como suporte à criação, incluindo vestuário, mobiliário e arquitetura, a construção da narrativa gráfica (storytelling) e as técnicas de roteiro para histórias em quadrinhos.
Também haverá leituras de apreciação e crítica de alguns dos grandes clássicos dos quadrinhos, como O Cavaleiro das Trevas , de Frank Miller ; Watchmen , de Alan Moore e Dave Gibbons ; Lobo Solitário , de Kazuo Koike e Goseki Kojima ; Spirit , de Will Eisner ; Transubstanciação , de Lourenço Mutarelli ; e Caraíba , de Flávio Colin.
Os alunos produzirão, individualmente ou em equipe, suas próprias HQs.
As aulas acontecerão na UEL – Centro de Educação, Comunicação e Arte e as inscrições devem ser feitas na Secretaria do Departamento de Comunicação/CECA/UEL.
Podem participar do curso alunos da UEL (Universidade Estadual de Londrina) e interessados em geral.
Preço do curso e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (43) 3371-4328.
Visto no Recado Devir

No comments: