Saturday, June 4, 2011

Criada a União dos Cartunistas da Baixada Santista


Por Marcelo Naranjo

União dos Cartunistas da Baixada SantistaCom o objetivo de integrar os profissionais e iniciantes de HQ, formar e manter gibitecas nos municípios da região, realizar exposições itinerantes, oficinas e palestras, e ainda ampliar e organizar o setor com representatividade, foi criada a União dos Cartunistas da Baixada Santista.

Participaram das reuniões e da fundação da entidade: Christian Rodrigues e Alex Ponciano (idealizadores), Dacosta, Jal (ACB), Alexandre Barbosa (BAR), Fábio Tatsubô (coordenador do núcleo HQ Associação dos Artistas), Gazy Andraus (ECA/USP), Igor Villa, Roberto Miranda (Estúdio Prancheta.com), Lico Mota, Ed Carlos, Alexsander, Rodrigo (revista Tundra), Thiago Meneguel, Faruk, Thiago Camargo, Léo Daruma, Rodrigo Carvalho, Júnior, Ramsés Helenos, Dodô, Lindemberg e Gutemberg (professores de HQ/Mongaguá), Ricardo Martins de Oliveira, Luciano Gomes, Christian e Alex, entre muitos outros desenhistas.

A próxima reunião acontecerá no dia 8 de julho, às 15h, na Gibiteca de Santos, "para darmos início nas ações da entidade: solicitar a reforma da gibiteca, promover uma caravana para o Salão de Humor de Piracicaba, além de exposições e oficinas", informou o desenhista Christian.

O próximo evento confirmado é o Arte no Lápis, que acontecerá no dia 29 de julho, também na gibiteca, com exposição de originais, oficinas de caricaturas, apresentações de portfólios e feira de fanzines.

Para Fábio Tatsubô, coordenador do núcleo de HQ da Associação dos Artistas do Litoral Paulista, a proposta é inédita e ações devem acontecer em curto prazo.

"A Baixada Santista reúne produtores de histórias em quadrinhos dos mais diversos estilos e expressões, história construída por cartunistas como Dacosta, Alexandre Barbosa, Seri, Flávio Calazans, Gazy Andraus e tantos outros da velha guarda, mostrando que existe um potencial enorme de talentos voltados à nona arte. Com a participação da nova geração de jovens desenhistas é a oportunidade de reivindicar melhorias para as gibitecas existentes e a criação de gibitecas em cidades que ainda não as têm", afirmou Tatsubô.


Fonte:

http://www.universohq.com/quadrinhos/2007/n20062007_04.cfm

No comments: