Sunday, June 12, 2011

Celton conquista Sampa


Veterano na venda de rua, o quadrinista Lacarmélio Alfêo de Araújo, autor da revista Celton, é o mais conhecido exemplo do gênero em Belo Horizonte. Nascido em Inhapim, na região do Rio Doce, ele chegou à capital mineira em 1972 e nove anos depois publicou o primeiro número de seu gibi. No entanto, só em 1998 é que passou a vendê-lo nos sinais. E é assim que ganha a vida até hoje.

“O sucesso da minha venda está no fato de que não ofereço minha revista a ninguém. O título, a descrição e o preço da revista estão na placa que carrego comigo. As pessoas me veem e, se quiserem, me chamam. Assim, não fica chato”, revela ele. Só de um dos volumes, O combate da sogra com o capeta, assegura, vendeu 60 mil exemplares. Num dia qualquer, sua meta mínima é de 150 unidades.

Seu objetivo agora é conquistar São Paulo. Desde 2009, todo mês Lacarmélio tem passado uma semana na capital paulista fazendo exatamente o que o tornou conhecido em Belo Horizonte: circula entre os carros no sinal fechado com sua grande placa e suas revistas. Tem vendido mais lá do que aqui. “Estou ficando à vontade lá, estou sacando a coisa do trânsito. Penso até em alugar uma quitinete na cidade para baratear minhas despesas”, revela.

O próximo número de Celton, não por acaso, terá pela primeira vez São Paulo como cenário, além de BH. O marido, a esposa, a amante e o ricardão e O combate do marido com o ricardão são as duas partes da história que liga, no enredo, uma cidade à outra. A propósito, esta é a primeira revista que ele produz de forma totalmente digital, deixando de lado papel e lápis.

No comments: