Saturday, June 11, 2011

Americanos encontram no Brasil a Terra Prometida



Por Ângela Bretas


Muitas pessoas não possuem conhecimento que em solo brasileiro, mas precisamente no interior de São Paulo em Sta Barbara d'Oeste, existe uma pequena colônia fundada por sulistas americanos, os Confederados, que abandonaram os EUA em busca da terra prometida.

Logo após a Guerra Civil, entre os Estados do Sul e do Norte, cerca de 20.000 americanos sulistas abandonaram a nação americana e imigraram para o Brasil. Foi o maior êxodo político da história norte-americana.

Os confederados encontraram no Brasil, terra farta, produtiva para o plantio de algodão e a liberdade de viver em um país sem pressão e descriminação.

O carioca Carlos Tavares, residente na Califórnia, produtor e diretor de desenhos animados, comercias para TV e com uma vasta carreira no meio cinematográfico; entre eles ter feito parte da equipe do desenho animado '' Fievel - An American Tail '' produzido por Steven Spielberg, ao tomar conhecimento desta história, resolveu documentar este importante capítulo da história americana, um tanto obscura e produziu o documentário denominado ''The Confederate Flag Still Flies in the South'' , que já lhe rendeu o prêmio ''Award of Exellence" no festival "The 2001 Videographer Awards" no Texas.

Carlos concedeu-nos uma entrevista exclusiva, e relata um pouco desta interessante saga.

Como surgiu a idéia de criar este documentário e quais foram os obstáculos?
Carlos- Em 1995 um amigo (americano) trouxe até minha atenção, um artigo publicado no Los Angeles Times, comentando sobre a colônia "esquecida" de Confederados no Brasil. Achei muito interessante e logo pensei: "Na primeira oportunidade, farei uma viagem até esta cidade no interior de São Paulo; Sta Barbara d'Oeste, e farei um documentário sobre estes descendentes de Sulista Americanos". No final de 1998, fiz o primeiro contato telefônico com a colônia e no ano seguinte inciei as filmagens. Outro motivo porque resolvi fazer este filme, foi também pelo o fato que aqui nos E.U.A. quase ninguém ouviu falar que existe uma colônia em plena atividade Confederada no Brasil. Ao contrário, aqui muitos desejam ver esta cultura extinta e por causa da mentalidade atual social de; "politicamente correto" muitos tem receio de se envolverem nestes assuntos. Eu mesmo sou prova, pois não consegui investidores americanos que patrocinassem o meu filme. Ele foi feito com a determinação própria e ajuda de alguns amigos que acreditaram em mim. O tema aqui é controverso e este filme tem gerado interessantes comentários na mídia em Hollywood.

Qual foi a aceitação do público/mídia americana?
Carlos- Por não ser um assunto "politicamente correto" as redes de documentários a cabo Americanas como; "The Discovery Channel", PBS Network" e "The History Channel", assistiram ao meu filme, gostaram MAS, por causa do tema, possuem receio de que alguém vá contra a emissora. Somente duas emissoras regionais como; KCSM TV (Norte da Califórnia) e WEBB-19 TV (Carolina do Norte) tiveram a coragem de colocar o mesmo no ar. A KCSM TV chegou até a reprisar meu filme, atendendo aos telespectadores.
Nota: Para esclarecer este assunto, desejo informar que cada vez que aparece uma entrevista no meu filme, atrás como pano de fundo, tem um bandeira Confederada. Aqui aqueles que desejam apagar uma parte da história Americana, acham isto quase um afronto! Também o fato dos descendentes dizerem que não se consideram Americanos e sim Brasileiros mas com coração
Confederado com muito orgulho! Do ponto de vista Americano isto é uma vergonha ao País, e tambem pelo fato que em meu filme, há negros trajando o uniforme Confederado.

O mesmo foi gravado somente no Brasil ? É um documentário/filme em português ou inglês?
Carlos - O filme todo é em inglês, somente 10% dos descendentes falaram . Foi tudo filmado no Brasil na cidade de Sta. Barbara D'oeste, interior de São Paulo. Sairá em breve no Brasil, uma versão legendada em Português. O original está narrado (voiceover) em cima da voz original em Inglês.

Uma mensagem aos leitores brasileiros residentes nos EUA?
Carlos: O melhor País para se viver, não tem bandeiras é onde nos sentimos bem, sem esquecer nossas origens... Para mim o Brasil é e sempre será minha Pátria Amada!
Para interessados em adquirir o filme/documentário o meu e-mail para contato é: ctavares_99@yahoo.com - o mesmo pode ser adquirido através do site www.amazon.com


Fonte:

http://www.planetanews.com/news/2004/10178

No comments: