Saturday, June 11, 2011

23º Troféu HQMIX deste ano de 2011


iniciando as atividades de 2011

E começamos avisando que estão abertas as inscrições para as teses de Doutorado, Mestrado e TCC para concorrer ao 23º Troféu HQMIX deste ano. Lembrando que todos os trabalhos devem ter sido produzidos em 2010 e serão avaliados segundo o regulamento do HQMIX.

Regulamento e critérios para avaliação:
1- Todas as categorias de teses - (TCC, Mestrado e Doutorado) poderão concorrer uma vez defendidas até dezembro de 2010.
2- O tema dos trabalhos devem relacionar-se com Historias em Quadrinhos e Humor Gráfico - de qualquer país - em qualquer área do conhecimento.
3- As teses deverão ser enviadas em 3 cópias até 30 de maio de 2011 para avaliação da Comissão Julgadora para o endereço: Livraria HQMIX – Praça Roosevelt, 142 cep 01303 - 020, aos cuidados de Sonia M. Bibe Luyten - Gualberto Costa
4- A Comissão Julgadora terá como critérios de avaliação:
a. Ineditismo do tema
b. Estrutura do trabalho
c. Metodologia
d. Contribuição para a área
e. Redação
f. Apresentação visual – (diagramação, iconografia)
5-A Comissão Julgadora é composta pelos seguintes membros: Profa. Dra. Sonia M. B. Luyten (presidente), Prof. Dr. Waldomiro Vergueiro, Prof. Dr. Henrique Magalhães. Profa. Dra. Andrea Nogueira, Mestre Cristina Merlo.

A valorização da pesquisa nas universidades brasileiras
por Sonia M. Bibe Luyten
O lado mais conhecido do Troféu HQMIX é a premiação anual para desenhistas, roteiristas nacionais e estrangeiros, editoras, mas pouca gente sabe que esta referencia nacional na área de HQ e Humor Gráfico também privilegia aqueles que se dedicam à pesquisa sobre este assunto.
Não é de agora que se tem feito estas escolhas. Desde 1988 há nos registros dos 20 anos de existência, que o HQMIX tem escolhidos livros, pesquisas de autores como Moacy Cirne, Sonia Luyten, Álvaro de Moya, Lailson, Camilo Riani, Gonçalo Junior, entre muitos outros.
Pouco a pouco, contudo, a premiação para pesquisas evoluiu para algo mais sistemático como teses acadêmicas. A princípio estas concorriam em todas suas categorias e a primeira a ser premiada foi em 2003 para Maria Cristina Merlo com o seu trabalho de Mestrado sobre os 100 anos da primeira revista de HQ do Brasil: O Tico Tico. No ano seguinte, 2004, Luis Gê, o desenhista, foi premiado enquanto pesquisador em sua tese de doutorado, defendida na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. E em 2005, Andrea Araujo Nogueira obteve o prêmio com seu doutorado pela ECA / USP com o trabalho - Humor e populismo: o desafio diário nas charges de Nelo Lorenzon, também pela ECA/USP.
O número de teses sobre quadrinhos foi aumentando em todas as universidades brasileiras e eu sugeri que o prêmio, a partir de 2006, aumentasse o número de categorias dando o troféu para Doutorado, Mestrado e TCC – Trabalho de Conclusão de Curso.
Esta categoria de premiação é escolhida por uma comissão especializada composta por doutores e mestres. A partir deste ano o número de jurados passou para cinco sendo composto por: Sonia M. Bibe Luyten (presidente) – Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora do Mestrado da UNIPAC, Minas Gerais,Waldomiro Vergueiro, Doutor em Biblioteconomia pela ECA/USP, Livre Docente e professor da Escola de Comunicações e Artes da USP, Maria Cristina Merlo, Mestre em Comunicação e Estética Audiovisual pela ECA/USP, professora da graduação e pós-graduação da Universidade Anhembi/Morumbi, Henrique Magalhães, Doutor em Sociologia pela Université Paris 7 e professor da graduação e pós-graduação da Universidade Federal da Paraíba, Andrea Nogueira, Mestre em História pela FFLCH/USP e em Artes Visuais pela IA/Unesp e Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Desde 1998 é programadora do SESC (Vila Mariana, Consolação e Pompéia) e Gerente Adjunta da Gerência de Estudos e Desenvolvimento/ GEDES do SESC SP.
Caso queiram visualizar melhor o CV de cada um, acessem aPlataforma Lattes.

Fonte:

http://trofeu-hqmix.blogspot.com/2011/01/iniciando-as-atividades-de-2011.html

No comments: