Wednesday, May 25, 2011

Marcello Quintanilha lança álbum de HQ


Marcello Quintanilha lança álbum de HQ 'Almas Públicas'

04 de maio de 2011 | 10h 21
AE - Agência Estado

O niteroiense Marcello Quintanilha, autor de HQs nacionais mais premiado de 2009 (ganhou o Prêmio HQ Mix pelo álbum "Sábado dos Meus Amores"), está de novo nas bancas e livrarias. Seu mais recente trabalho, "Almas Públicas" (Conrad, 72 págs, R$ 39,90) mostra, por meio de flashes do cotidiano de gente comum das periferias das grandes cidades, uma visão ao mesmo tempo realista e poética do Brasil.

A travessia de uma balsa, o campinho da várzea, o craque de estimação de uma comunidade, o estigma que o homossexual carrega no mundo do "macho" de boteco, a senhora que vive uma vida alheia a bordo de sua máquina de costura Singer: nada escapa ao radar minucioso de Quintanilha, já um dos clássicos brasileiros das artes dos quadrinhos.

Quintanilha, de 40 anos, estreou nos quadrinhos em 1988, com histórias de terror e artes marciais publicadas na antiga Bloch Editora. No Brasil, publicou nas revistas General, Nervos de Aço, Metal Pesado e Zé Pereira. Há uma década, vive em Barcelona, onde publica pela editora belga Editions du Lombard, e é ilustrador freelance dos jornais El País e Vanguardia.

Há uma nostalgia calculada nos quadrinhos do artista, o que o impele, vez sim vez sim, para o Rio de Janeiro de meados do século 20. "Eu cresci em um ambiente que era, sob muitos aspectos, formado com o que sobrou dessa época. Os anos 70 e começo dos 80 em Niterói, significaram testemunhar continuamente a deterioração de um passado que teve seu esplendor nos anos 50", conta o artista. "Fábricas sendo desativadas, campos de futebol que já não abrigavam os jogos do campeonato local, antigos comerciantes fechando para sempre estabelecimentos que te transportavam para aquele tempo no mesmo instante em que você cruzasse suas portas. Eu me sentia parte daquele passado. Por outro lado, minha fascinação pelo cinema dos anos 40, 50 e 60 também me marcou de forma definitiva."

Na Europa, Marcello participou recentemente do filme de animação "Chico & Rita", de Fernando Trueba e Javier Mariscal, na parte de criação de personagens e acaba de finalizar o sétimo álbum da série "Sept Balles pour Oxford", ainda sem data para o lançamento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



No comments: