Monday, May 23, 2011

25ª Feira do Livro reúne quadrinistas na cidade



Editores de duas revistas de projeção nacional lançam publicações no evento.


Da Redação

Porto Alegre
- A arte dos quadrinhos vai se concentrar novamente na cidade durante a 26.ª Feira do Livro de Canoas, com a presença de expoentes nacionais e internacionais nessa arte. Editores de duas revistas de projeção nacional - a Prego (ES) e Café Espacial (SP) vão lançar essas publicações em Canoas. Outra atração importante vai ser a presença de 35 quadrinistas da editora Coletivo Quarto Mundo, publicação alternativa nesse segmento. A Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através da Diretoria de Linguagens Artísticas e a coordenação dessa edição da Feira preparam debates, oficinas e exposições de quadrinistas pela cidade.

A Usina dos Quadrinhos é a mais nova iniciativa da Prefeitura de Canoas, através da SMC, para a articulação, viabilização estímulo aos artistas desse segmento cultural, destacando a "cena dos quadrinhos" local. Essa proposta visa a estimular e difundir a prática dessa arte entre os artistas já em atuação na cidade e outros que virão, com foco especial na geração de renda desse pessoal - tema que dominou a pauta nas rodas da edição passa da Feira do Livro.

Debates e exposições

Ainda na programação, canoenses que já atuam na cidade vão destacar seus trabalhos em mesas específicas. Uma exposição especial, em vários pontos da cidade, também está prevista com posteres dos trabalhos desses artistas. Durante a 25.ª edição da Feira do Livro de Canoas, nomes de expressão estiveram na cidade, como a ilustradora gaúcha Ana Luiza Koehler, um dos destaques no debate sobre a cena gaúcha de quadrinhos, realizado na ocasião.

Esse encontro reuniu cerca de 30 profissionais; entre os quais, nomes de peso, como o paulista Ubiratan Libanio Dantas de Araújo, (Bira Dantas), um dos maiores mestres do traço nacional e presença mais esperada no evento. Dantas foi o adaptador de obras célebres para os quadrinhos, como Dom Quixote e Memórias de um Sargento de Milícias.

Fonte:

No comments: