Monday, September 13, 2010

Título: FILOSOFIA DA BANDA DESENHADA


Descrição:
ANDRÉ JEAN PARASCHI, Filosofia da Banda Desenhada, Edições Documentário, Lisboa, 1977.


ANDRÉ JEAN PARASCHI,
Jornalista, escritor, poeta e crítico, nasceu em Atenas em 1946.
O seu livro Filosofia da Banda Desenhada é uma análise profunda. O rumo que segue para descobrir as causas do culto da Banda Desenhada não tem nada em comum com rotas já seguidas por outros. Apenas o objecto da observação, a Banda Desenhada, é comum, porque o autor examina as Histórias aos quadradinhos em relação à transmutação social e ideológica em todos os aspectos possíveis.
O livro, escrito para se compreendido, documentado ortologicamente, oferece uma perspectiva do terreno pouco conhecida para o leitor português.
O escritor, pensador e amante da sabedoria por excelência, para além da polémica acerca de certos pontos de vista de alguns defensores da «propaganda desenhada» (como chama à Banda Desenhada), prova, estuda, faz comparações e tira conclusões, objectivamente e com a certeza de que está a escrever para comunicar e não para estabelecer um monólogo. Por isso todos os leitores podem participar na discussão.
O livro é sem duvida um dos elementos básico para aqueles que estudam o assunto como amadores da Banda Desenhada, professores, pais, etc., porque dá ao tema as suas dimensões reais, a sua verdadeira posição.

(Texto publicado em contra capa, n/a, 1977).

Fonte:
http://www.fanzine.interdinamica.pt/artes/fan/x20yv172w.htm

No comments: