Monday, September 20, 2010

Livros para fazer Quadrinhos



Continuando a série de posts sobre a biblioteca básica do ilustrador, hoje trago alguns livros sobre quadrinhos.
Existem diversos livros que abordam o como fazer, sobre a história das HQs, personagens, etc. Selecione três que considero indispensáveis.
O primeiro deles é um clássico: How to Draw Comics Marvel Way (Como Desenhar HQ no Estilo Marvel). Este livro, produzido nos anos 80 pelos gigantes Stan Lee (texto) e John Buscema (arte) é uma verdadeira bíblia de como se fazer HQ, principalmente para o gênero super-heróis, fortíssimo nos EUA.
Nele temos lições de narrativa visual, anatomia, perspectiva, luz, sombra e movimento, claro que de forma superficial, mas nem por isso ruim. Considero que sirva para qualquer estilo e escola de HQ.
Existe também um versão do livro em vídeo, que nunca vi vendendo por aqui, mas é facilmente encontrado na net.
Seguindo a mesma linha, a DC lançou um box parecido, porém composto de dois livros sendo um sobre roteiro, escrito pelo lendário Denny O’Neil, e outro sobre desenho, assinado pelo desenhista e arte-finalista Klaus Janson. Diferente da versão da Marvel, este tem edição em português, com um belo tratamento gráfico e de capas (em arte pintada e que formam um belo poster).

Particularmente não acho este livro tão bom quanto o da Marvel, talvez por não te-lo estudado de modo mais profundo, mas é, sem dúvida, uma valiosíssima aquisição para qualquer aprendiz de quadrinista, que queira embrenhar-se no mercado de super-heróis.
Faço um aparte aqui para esclarecer um ponto: minha formação é em quadrinhos, especificamente em super-heróis. Li Marvel e DC por mais de 15 anos, trabalhei como assistente de arte e persegui o sonho de desenhar para o mercado americano por um tempo. Hoje minhas preferencias em HQ, tanto para ler quanto para desenhar, aumentaram bastante e saíram do terreno dos super-heróis (não tenho nada contra, muito pelo contrário, apenas cansei – rs), contudo as coisas que aprendi estudando e fazendo parte desse mundo me ajudam e aplico até hoje, seja qual for o estilo ou o mercado, principalmente no que diz respeito a narrativa visual.
Outro livro, ou melhor dizendo “livros” que recomendo é a série escrita pelo ilustrador e pesquisador Scott McCloud.
McCloud é um pesquisador de quadrinhos, desenhista e escritor. Entre os principais pontos de sua pesquisa, defende a História em Quadrinhos como uma forma literária de arte autônoma. Editou três livros:
Desvendando os Quadrinhos: onde ele explica (buscando uma definição lógica baseada no uso e formato) o que são os quadrinhos, sua evolução e sua linguagem;
Reinventando os Quadrinhos: neste ele insere os quadrinhos em um contexto midiático, discutindo a linguagem dos quadrinhos frente as transformações midiáticas; e
Desenhando Quadrinhos: excelente para se aprender a fazer HQ e também ensinar, pois o livro é um curso prático de HQ.
Além desses livros existem vários outros, entretanto cuidado com revistas do tipo “Desenhe quadrinhos” ou mesmo outras técnicas vendidas em bancas, pois muitas delas são cópias mal feitas dos bons livros e podem acabar mais prejudicando que ajudando. Também cuidados com livros que ensinam modismos, tipo “desenhe mangas de meninas”. Os livros que indiquei, mesmo falando de super-heróis, focam em se desenhar histórias em quadrinhos, ou seja, servem para qualquer estilo ou escola.
Em outra oportunidade falo um pouco sobre as escolas de HQ e suas principais diferenças.
Parpite e compartilhe:
Parpite | | Use este link: http://tudibao.com.br/?p=11563 | Dicas, Ilustração, Livro / Revista / Apostila

Fonte:
http://tudibao.com.br/2010/07/livros-para-fazer-quadrinhos.html

No comments: