Thursday, August 19, 2010

Rompendo padrões: notícias em quadrinhos




Por Larissa Brainer

Da equipe Manual do Focas

Recife - A busca por novas narrativas no jornalismo tem sido constante. Como fisgar o leitor? Como fazer os mais jovens se interessarem mais pelas notícias? Como atrair mais leitores? São perguntas que permeiam as reflexões de muita gente envolvida em jornalismo e produção de conteúdo no mundo, seja nos meios tradicionais, seja na internet.


O site japonês Manga no Shinbum (jornal em quadrinhos) apostou no inusitado. Aproveitou uma das maiores paixões nipônicas que é o Mangá e somou ao jornalismo. O resultado? Notícias contadas graficamente, nos mais variados estilos que a arte dos quadrinhos japoneses tem.

Segundo a revista Wired, os quadrinhos jornalísticos do Manga no Shinbum não se tratam de cartuns políticos ou tirinhas críticas, formatos bastante conhecidos. São notícias quentes. “São matérias jornalísticas verdadeiras, sobre tudo. De política internacional a cultura pop a julgamentos de assassinatos. O site emprega mais de 100 artistas de mangá para produzir notícias quentes, com 10 a 15 atualizações por dia.”, diz a revista.



Não entendo nada de japonês escrito, mas um ponto interessante que observei é a possibilidade de explorar aspectos das pautas que não conseguiríamos transmitir com tanta eficiência no texto “seco”. Em uma entrevista, por exemplo, ou em uma matéria sobre o discurso de um deputado no Congresso, é possível explorar bastante as expressões dos interlocutores enquanto falavam determinadas aspas.

Aquela mãozinha nervosa, a testa enrugada demonstrando preocupação, a irritação que transparece no rosto, podem ser assimilados melhor pelo leitor nos quadrinhos do que no texto escrito – que muitas vezes tem descrições como essas cortadas em nome da concisão e da falta de espaço. Essa linguagem de narrativa abre margem para matérias mais profundas sem cair na chatice e na monotonia. Afinal, são quadrinhos. Dá o que pensar.



Exemplo brasileiro

Aqui em terras tupiniquins, uma reportagem multimídia do JC Online também explorou a linguagem dos quadrinhos. A matéria – desde a concepção da pauta à produção e até os devaneios da repórter – foram quadrinizados. O tema em si, ciclistas versus veículos automotivos no trânsito, não trazia algo novo, mas a forma como foi contada a matéria deu frescor ao que poderia se tornar “mais do mesmo”.



Atentar para esse tipo de iniciativa é um modo de pararmos para pensar em novos tipos de narrativa jornalística, de romper com os padrões já conhecidos. Não para dizer que um é melhor ou pior que o outro, mas como exercício para aprendermos a ver outras possibilidades nas nossas pautas e no jeito de contá-las.

(Via Link-Estadão)

Fonte:
http://manualdosfocas.com/2010/05/rompendo-padroes-noticias-em-quadrinhos/

No comments: