Friday, August 6, 2010

Mestranda recebe prêmio nacional com quadrinhos




A mestranda Mirele Vasconcelos, do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica da UFC, foi premiada na categoria Melhor Trabalho em Ensino de Fisiologia, no XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, com a apresentação de uma revista em quadrinhos que abordou, de forma lúdica, conceitos da fotossíntese com personagens regionais.

Com o título “Uso de história em quadrinhos como ferramenta complementar ao ensino-aprendizagem de Fisiologia Vegetal”, o trabalho foi o único representante do Ceará a ser premiado na categoria.

Com o nome “Estreando Rubisque no Cirque del Calvin: luz, escuro e ação com Maria Bonita e Lampião”, a revista em quadrinhos objetiva ensinar de forma lúdica conceitos sobre fotossíntese, a partir de cinco personagens principais: Maria Bonita, Lampião, Cloroplasto, Cajunéias e Rubisque.

Aspectos da fase de assimilação de carbonos da Fotossíntese no Ciclo de Calvin são contados através de fatos ocorridos com Maria Bonita e Lampião. A história se desenvolve em cenários como sertão nordestino, estroma do cloroplasto e o próprio Cirque del Calvin, estreando o espetáculo “A síntese de glicose”.

O material foi previamente avaliado por estudantes de pós-graduação em Bioquímica, que aprovaram o uso da história em quadrinhos como estratégia educativa.

“Gosto muito da área de ensino e já desenvolvi vários objetos didáticos ao longo do curso de cinco anos de monitoria entre Fisiologia Vegetal e Bioquímica, no Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular da UFC. Hoje, no Mestrado em Bioquímica, continuo com o interesse de desenvolver trabalhos paralelos na área de educação para melhorar o ensino-aprendizagem dos alunos”, conta Mirele, que é orientada pela Profª Dirce Fernandes de Melo, do Departamento de Bioquímica, e pela Profª Erika Freitas Mota, do Departamento de Biologia da UFC.

O XII Congresso Brasileiro de Fisiologia Vegetal, cujo tema central foi "Desafios para produção de alimentos e bioenergia", realizou-se entre os dias 7 e 12 de setembro, em Fortaleza. O evento foi organizado pela UFC e pela Embrapa.

Fonte: Mirele Silveira Vasconcelos, mestranda em Bioquímica - Fone: 85 3366 9825

Fonte:
http://www.ufc.br/portal/index.php?option=com_content&task=view&id=8827&Itemid=90

No comments: