Friday, August 6, 2010

Curta brasiliense conquista 3º lugar em festival de animação


Isabel Vilela
Anima Serra/divulgação

Isabela: "Nossa! Primeiro eu não acreditei. Foi muito bom"

O curta brasiliense Minhas memórias de dragão, das cineastas Isabela Veiga, 24 anos, e Luciana Nasser, 22, conquistou o 3º lugar no 4º Festival Anima Serra (Festival Nacional de Cinema de Animação, Quadrinhos, e Games da Serra Carioca), que ocorreu no Rio de Janeiro no último fim de semana. O curta concorreu com 800 inscritos, na categoria técnica mista (que mistura animação em 2D e 3D).

"Nossa! Primeiro eu não acreditei. Foi muito bom, eu fiquei muito feliz. Quando cheguei no festival e recebi a notícia, fiquei até meio desentendida. E o júri é formado por professores universitários, gente da área, não é qualquer pessoa não", comemora Isabela, que viajou para a cidade de Teresópolis para participar do festival.

A animação é o resultado do projeto de conclusão de curso das duas cineastas, que se formaram em audiovisual na UnB em julho deste ano. Elas receberam nota 10 em todos os quesitos da avaliação e já foram selecionadas para três festivais. Além do Anima Serra, o filme foi exibido no festival Cinema na Floresta, no Mato Grosso, e, em novembro, participa da mostra competitiva do 4º Cine Fantasy — Festival Curta Fantástico, realizado no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de São Paulo.

O primeiro colocado na categoria técnica mista do Anima Serra também é do Distrito Federal,Filomena, de Lívia Pereira Holanda, produto final de uma especialização realizada no Rio de Janeiro. A maioria dos filmes premiados foi resultado de trabalho em universidades. "É interessante perceber isso porque você percebe o quanto ter uma formação na área faz diferença, acrescenta muito", avalia Isabela.

Além da mostra competitiva, o festival teve palestras e oficinas com nomes importantes da área de animação e quadrinhos. Participaram do evento Carlos Rafael, desenhista de Highlander, a dubladora Miriam Ficher, responsável pela voz da vaca em A vaca e o frango, de Vicky em Os Padrinhos mágicos, de Drew Barrymore e de Angelina Jolie, entre outros. Além do editor de quadrinhos Levi Trindade, do modelador Alex Oliver e do estúdio carioca Labareda Design, que falou sobre a produção da revista Luluzinha teen e das ilustrações do Sítio do Pica Pau Amarelo.

Um mundo de fantasia

Minhas memórias de dragão conta a história de Bruninho, um garoto que vive lindas aventuras com um dragão de pelúcia, que em seu mundo de fantasia se transforma em um bravo dragão. Quando o menino cresce, a magia do dragão é esquecida no baú de brinquedos, a espera de outra criança que possa resgatar as aventuras.

"No início a gente pensou em um público infantil, infanto-juvenil, mas carregamos o filme de significados metafóricos que vão além da compreensão das crianças. É para todas as idades", explica Luciana.

As meninas levaram seis meses trabalhando na pré-produção do filme outros seis na animação. "Foi muito corrido e muito difícil, porque nossa equipe era muito reduzida, só nós duas mesmo, e a estética que escolhemos era bem complicada", lembra Isabela.

A seleção para o festival e a conquista do 3º lugar foi vista pelas cineastas como reconhecimento à dedicação e ao trabalho árduo. Durante a animação do filme, elas passavam 18 horas diárias na frente do computador. "Como todo bom artista, a gente sempre acha que pode fazer melhor, mas eu fiquei muito feliz com o resultado final. Com todas as dificuldades, a gente olha e vê que fez milagre ali", ressalta Luciana.

Para ela, o cinema de animação ainda é visto como "brincadeirinha" no Brasil. "Fazer qualquer cinema no Brasil é milagre. Como a animação é uma parte do cinema, ela pega esse estigma do cinema brasileiro, de dificuldades de recurso, de ensino e de levar a sério. E a animação ainda tem estigma de que o público geral ainda acha que é muito fácil de fazer", avalia.

Apesar das dificuldades, as duas não pensam em parar e já estão iniciando o projeto de um novo filme. "Meu sonho é ser dona da Pixar", brinca Luciana.

Fonte:
http://www.correioweb.com.br/euestudante/noticias.php?id=6624

No comments: