Wednesday, August 25, 2010

Curso de Japonês da UnB receberá Diploma de Honra ao Mérito



Ensino da língua oriental ocorre há 29 anos na universidade e, hoje, é o segundo mais concorrido do Departamento de Letras-Tradução


Por Francisco Brasileiro

O ensino de japonês chegou na Universidade de Brasília em 1981, junto com a professora Alice Joko. Descendente de japoneses e formada pela Universidade de São Paulo (USP), ela ministrou as primeiras aulas da língua oriental na UnB, quando ainda eram oferecidas como curso de extensão.
Em 1983, o curso virou disciplina optativa. "Cheguei a dar aula em sete turmas diferentes”, lembra Alice. Em 1997, foi criada a habilitação em Língua Japonesa no curso de licenciatura em Letras-Tradução que, hoje, é o segundo mais concorrido do departamento.
Em reconhecimento a essa trajetória, o Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da UnB receberá o Diploma de Honra ao Mérito do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshio Kunikata. A cerimônia ocorrerá no dia 26 de agosto, na embaixada do país, e contará com a presença de autoridades e professores da universidade. A professora Alice Joko recebeu com entusiasmo a notícia. “A Embaixada entendeu que os serviços oferecidos pela UnB está conectado com as demandas da sociedade”, afirma.
Segundo ela, o reconhecimento é fruto do trabalho de toda uma equipe. “Esse tipo de distinção costuma ser oferecida a uma única pessoa, mas, desta vez, foi para um grupo”, ressalta.
Atualmente, o ensino de japonês na UnB conta com nove professores e três doutorandos. “Em número de professores, se compara ao curso da USP”, conta Alice. Além disso, cinco bolsistas japoneses estudam no departamento e sete bolsistas da universidade estudam no Japão.
CONGRESSOS - O LET vai organizar o VIII Congresso Internacional de Estudos Japoneses e o XXI Encontro de Professores de Língua, Literatura e Cultura Japonesa. “É o maior evento sobre o tema da América Latina”, afirma Ronan Alves, professor do departamento e coordenador dos eventos. Vinte e quatro universidades brasileiras e 20 estrangeiras virão à UnB para conferências e seminários. A programação dos eventos pode ser conferida aqui.
O LET também está à frente de eventos como o Festival de Música Japonesa, em parceria com a embaixada, e o Concurso de Oratória em Língua Japonesa do DF, junto com a Escola Modelo no DF. Os dois serão realizados em setembro desse ano.

Fonte:
http://www.unb.br/noticias/unbagencia/unbagencia.php?id=3776

No comments: