Thursday, July 22, 2010

Exposição “Monstra Comix” reúne desenhos em quadrinhos de todo o mundo











Um recorte da produção independente contemporânea mundial de histórias em quadrinhos. A exposição “Monstra Comix” ocupa todos os 4 andares do Sobrado Dr. José Lourenço, apresentando uma seleção da atual produção das histórias em quadrinhos independentes locais, nacionais e internacionais.

Um recorte da produção independente contemporânea mundial de histórias em quadrinhos. A exposição “Monstra Comix” ocupa desde todos os 4 andares do Sobrado Dr. José Lourenço, apresentando uma seleção da atual produção das histórias em quadrinhos independentes locais, nacionais e internacionais. Esta é a maior exposição de histórias em quadrinhos já realizada em Fortaleza, promovendo um intercâmbio entre autores de histórias em quadrinhos independentes de várias nacionalidades



Esses autores têm como proposta a produção de trabalho mais autoral (são desenhistas que criam seus próprios personagens, criam suas próprias histórias em quadrinhos, e publicam suas próprias revistas). São autores que se utilizam do veículo dos quadrinhos para expressar suas visões pessoais de mundo e colocarem em pauta questões do cotidiano. O quadrinho independente surgiu nos anos 60 e modificou para sempre meio de expressão artística, que antes dessa década tinha a função, unicamente, ser um meio de entretenimento.



Na “Monstra Comix” os visitantes terão acesso ao trabalho artistas de diferentes países e estilos que utilizam o veículo das histórias em quadrinhos de maneira não convencional. Uma boa oportunidade para se surpreender com o potencial deste meio e suas variedades.



As paredes do Sobrado Dr. José Lourenço serão ocupadas por originais e pranchas ampliadas de 42 artistas. Entre os autores locais, destaque para os trabalhos do cearense Marcus Francisco, já falecido, que também terá sua rara publicação “TIPO blocomagazine” relançada durante o período da exposição; e o estreante Saulo Tiago, que acaba de lançar a publicação “Revólver”.



Entre os nacionais, nomes mais conhecidos como Lourenço Mutarelli, Caco Galhardo e Allan sieber dividem o espaço com outros menos conhecidos, mas não menos importantes dentro do cenário alternativo nacional como Odyr, Melius e MZK. Já entre os de outros países, quase todos os artistas que participam da mostra nunca tiveram sequer trabalhos seus publicados no Brasil.



Dentro da “Monstra Comix” 3 artistas ganham destaque com salas especiais: Alberto Monteiro (RJ) considerado o mais influente nome da produção independente dos anos 90; Rafael Sica (RS), desenhista que se destaca na atualidade por sua maneira singular de produzir tiras em quadrinhos; e José Carlos Fernandes (Portugal) autor d’A Pior Banda do Mundo, premiada série que colocou o nome do artista entre os melhores autores de histórias em quadrinhos da atualidade.



Durante o período da “Monstra Comix” acontecerão lançamentos de publicações de quadrinhos e posters, palestras e debates com desenhistas, além de uma mostra temática de filmes.

Para ser informado sobre as ações que acontecerão durante o evento envie um e-mail para nucleoartz@gmail.com.



Serviço:

MONSTRA COMIX

Produção e curadoria: Weaver Lima, Franklin de Oliveira e Érica Zoe | ARTZ

Local: Sobrado Dr. José Lourenço (rua Major Facundo, 154 – Centro)

Mais informações: 3101.8826

Aberto ao público



Expositores:

Everton (SP > CE), Érica Zoe (CE), Franklin de Oliveira (CE), Marcílio S. (CE), Marcus Francisco (CE), Saulo Tiago (CE), Weaver Lima (CE).



Alberto Monteiro (RJ), Allan Sieber (RS > RJ), André Kitagawa (SP), Caco Galhardo (SP), Cavalcante (RJ), Clayton (PR), Fabio Zimbres (SP > RS), Guazelli (RS), Jaca (RS > SP), LAW (RS), Lourenço Mutarelli (SP), Melius (DF), MZK (SP), Odyr (RS > RJ), Paulo Batista, Rafael Sica (RS), RHS (PR).



Aurelie Guillerey (França), Cizo & Winshluss (França), Conrad Botes (Africa do Sul), Daniel Clowes (EUA), Gully (México), Hans Nissen (Finlandia), Jorge Alderete (México), José Carlos Fernandes (Portugal), Liniers (Argentina), Luís Lázaro (Portugal), Maria Colino (Espanha), Martinez (Espanha), Matt Groening (EUA), Paco Alcazar (Espanha), Phillipe Vuillemin (França), Remi (Bélgica), Stephane Blanquet, Thomas Ott (Suiça).

Fonte:
http://www.secult.ce.gov.br/noticias/exposicao-201cmonstra-comix201d-reune-desenhos-em

No comments: